Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 13 mil mulheres e crianças fugiram de "abusos" desde início de maio

Mais de 13.000 mulheres e crianças fugiram de ilhas do rio Níger desde o início de maio devido a "abusos" cometidos por homens armados e confrontos que deixaram vários mortos, anunciou hoje a rádio Voix du Sahel.

Mais de 13 mil mulheres e crianças fugiram de "abusos" desde início de maio
Notícias ao Minuto

18:07 - 09/05/23 por Lusa

Mundo Níger

"Em Ayorou [cidade a cerca de 200 quilómetros da capital, Niamey] é a desolação (...) Mais de 13.000 mulheres e crianças fugiram, para esta cidade, dos abusos" cometidos por "bandidos armados" (expressão utilizada no Níger para designar presumíveis combatentes islâmicos) nos territórios da região de Tillabéri, segundo aquela rádio pública nigerina.

As comunas de Dessa e Kandadji, onde está a ser construída a primeira barragem hidroelétrica do país, é onde há mais relatos de abusos e também de outros atos de violência, com quatro civis mortos e um ferido em Dessa, detalhou.

De acordo com fontes locais, "confrontos violentos" opuseram no final de abril e início de maio os pastores sedentários Djerma e nómadas Fulani em aldeias ao longo do rio Níger, causando "vários mortos, feridos" e "muitos deslocados".

Autoridades de Ayorou e Dessa confirmaram os confrontos, sem estabelecer um número preciso de mortos ou a identidade dos atacantes.

O Governo nigerino não confirmou a violência comunitária nestas zonas, onde a coabitação é geralmente pacífica.

Na região de Tillabéri, localizada na chamada área das "três fronteiras" entre o Níger, Burkina Faso e Mali, vivem vários grupos étnicos - Djerma, Fulani, Tuaregue e Hausa.

O Níger lançou várias operações de grande escala contra os fundamentalistas islâmicos, com o recente apoio de soldados franceses.

Leia Também: Desconhecidos raptam 25 pessoas de uma igreja no noroeste da Nigéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório