Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Desconhecidos raptam 25 pessoas de uma igreja no noroeste da Nigéria

Homens armados atacaram no domingo uma igreja batista no noroeste da Nigéria, raptando 25 fiéis, denunciou hoje um responsável da congregação.

Desconhecidos raptam 25 pessoas de uma igreja no noroeste da Nigéria
Notícias ao Minuto

20:19 - 08/05/23 por Lusa

Mundo Nigéria

Trata-se do mais recente ataque de uma série na Nigéria, onde a insegurança será um dos principais desafios para o novo Presidente, Bola Tinubu, que deverá tomar posse no próximo dia 25.

No domingo, os atacantes invadiram a Igreja Batista de Bege, na zona de Chikun, no estado de Kaduna, raptando inicialmente 40 pessoas.

Mas 15 conseguiram escapar, disse à agência France-Presse (AFP) o padre Joseph Hayab, diretor da Associação Cristã da Nigéria no estado de Kaduna.

Um porta-voz da polícia de Kaduna confirmou o ataque no domingo, mas não quis fazer mais comentários por enquanto.

Os raptos são frequentes no noroeste e centro da Nigéria.

Os reféns são mantidos em campos escondidos em zonas de densa floresta à espera do pagamento de um resgate, uma atividade que se tornou muito lucrativa.

Os raptos podem também ser um problema entre comunidades que se digladiam.

No mês passado, 33 pessoas foram mortas por homens armados numa aldeia também do estado de Kaduna, num ataque que se insere num conflito entre comunidades de pastores e agricultores por causa dos recursos hídricos e das terras de pastagem.

No ano passado, assaltantes abriram fogo contra uma igreja católica no estado de Ondo (sudoeste), matando pelo menos 40 pessoas.

Leia Também: Tribunal nigeriano começou a julgar contestações das presidenciais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório