Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

Seis regiões russas cancelam Dia da Vitória em escala "reduzida"

A ameaça de uma contraofensiva ucraniana à margem das comemorações da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial tem aumentado, especialmente depois do ataque ao Kremlin.

Seis regiões russas cancelam Dia da Vitória em escala "reduzida"
Notícias ao Minuto

08:13 - 06/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

Numa altura em que as forças ucranianas se preparam para lançar uma nova contraofensiva, reforçada pelas armas enviadas pelos países ocidentais, as autoridades russas têm cancelado cada vez mais eventos públicos antes das celebrações de 9 de maio e, este sábado, os serviços secretos britânicos referem que já são seis as regiões russas que cancelaram os seus desfiles militares.

No seu relatório diário de inteligência, o Ministério da Defesa do Reino Unido refere que 21 cidades e a região ocupada da Crimeia não vão realizar qualquer parada. Também em Moscovo, foi cancelada uma marcha tradicional que reúne os familiares de veteranos de guerra caídos em combate, durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante o mandato de Vladimir Putin como presidente russo, o dia 9 de maio tornou-se num feriado de grande destaque na Rússia, usado para preencher as ruas do país de grandes demonstrações patriotismo e orgulho nacionalista. Putin. O dia assinala a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazi, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Os britânicos referem ainda que "as celebrações de Moscovo do Dia da Vitória provavelmente seguirão em frente, mas numa escala reduzida", e a "receção de Putin após a parada (realizada pela última vez em 2019) não será levada a cabo".

O Reino Unido aponta que, além da potencial contraofensiva ucraniana, o ataque contra o Kremlin - que Kyiv continua a garantir que não foi da sua responsabilidade - com um drone "demonstrou a vulnerabilidade crescente da Rússia a este tipo de ataques e certamente aumentou a perceção de ameaça na liderança russa".

"O potencial para protestos e descontentamento sobre a guerra na Ucrânia também terão influenciado o cálculo da liderança russa", acrescentam os serviços secretos de Londres.

Leia Também: Dia da Vitória. Proibição de bandeiras ucranianas faz protestos em Berlim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório