Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Polícia e manifestantes regressam aos confrontos no Quénia

A polícia do Quénia e manifestantes envolveram-se hoje novamente em confrontos na capital, Nairobi, em mais uma ronda de protestos contra o aumento do custo de vida e pela reforma da comissão eleitoral.

Polícia e manifestantes regressam aos confrontos no Quénia
Notícias ao Minuto

13:54 - 02/05/23 por Lusa

Mundo Quénia

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), protestantes, que hoje de manhã bloquearam as principais estradas à volta de Nairobi, atiraram pedras à polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo.

As lojas foram fechadas no condado de Kisumyu, um bastião da oposição, devido aos confrontos entre a polícia e os manifestantes, que defendem mais medidas para compensar o aumento do custo de vida e continuam a defender uma reforma da comissão eleitoral que supervisionou as eleições do ano passado, que deram a vitória a William Ruto, e que incentivou os seus apoiantes a aparecerem em grande número.

No plano político, o líder da oposição, Raila Odinga, rejeitou a posição do Governo, segundo a qual os protestos são ilegais, e incentivou os seus apoiantes a aparecerem em grande número nos protestos, que prometeu que seriam pacíficos.

Odinga chegou a cancelar os protestos durante o Ramadão para preparar o caminho para as conversações propostas por Ruto, com ambos os lados a nomearem representantes, mas a oposição rejeitou alguns dos nomeados pelo partido no governo, o que levou à suspensão das negociações e ao regresso dos protestos.

Leia Também: UE reforça ajuda humanitária à Etiópia e ao Quénia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório