Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Explosivo caiu aos pés do primeiro-ministro japonês, antes de detonar

Veja as imagens que demonstram o momento em que o objeto foi atirado, antes das forças de segurança reagirem.

Notícias ao Minuto

11:53 - 16/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Japão

Novas imagens demonstram a 'sorte' que as forças de segurança do Japão tiveram no sábado, depois de uma tentativa de ataque contra o primeiro-ministro do país quando esteve visitava uma cidade portuária.

Nos vídeos, que estão a circular nas redes sociais, é possível ver um objeto a voar em direção a Fumio Kishida, caindo um pouco ao lado dos seus pés, sem explodir.

Um dos seguranças reage depois, dando um pontapé para afastar o objeto e tentando proteger o primeiro-ministro com um colete, antes de o líder do país ser então afastado do local, sem discursar. Kishida acabariam por regressar ao local para terminar o evento mais tarde.

O objeto atirado seria uma pequena bomba de fumo, lançada a partir da multidão, explodindo depois e soltando fumo branco, além do barulho que lançou o caos no local. Mas não houve quaisquer registo de feridos ou de danos.

As imagens transmitidas pela televisão japonesa NHK captaram ainda o momento em que uma pessoa foi detida pela polícia.

Através do Twitter, um especialista em política japonesa notou a 'sorte' que as forças de segurança tiveram, já que o explosivo, não só não detonou imediatamente, como caiu pouquíssimos metros ao lado de Kishida, que escapou incólume.

A imprensa japonesa notou ainda que o suspeito tinha uma mochila e que as forças de segurança não realizaram qualquer inspeção a mochilas no local, considerando que o evento, de pequena dimensão e dirigido para um pequeno número de pessoas, não seria de alto risco.

O incidente ocorreu apenas nove meses depois de um atentado contra o antigo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que, foi morto em julho do ano passado e cujo assassinato gerou discussão sobre a forma como os políticos são protegidos no país.

Leia Também: Primeiro-ministro do Japão retoma campanha após explosão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório