Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Pelo menos onze mortos nos tornados nos EUA. Tempestades devem continuar

Na sexta-feira à noite, enquanto mais tornados continuavam a ser registados, mais de 28 milhões de pessoas estavam abrangidas pelos alertas das autoridades.

Notícias ao Minuto

16:54 - 01/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Vários estados norte-americanos continuam este fim de semana sob alerta devido à possibilidade de novos tornados e fortes tempestades, depois de uma semana em que já morreram pelo menos onze pessoas em tornados pelo sul e centro do país, na região conhecida como 'Midwest'.

Segundo o aviso lançado há cerca de quatro horas pelos serviços nacionais de meteorologia, existe um "ligeiro risco de trovoadas intensas esta noite", sendo que "a principal ameaça continua a ser ventos fortes, embora um tornado isolado ainda seja possível".

Ao longo de sexta-feira, foram registados dezenas de tornados ao longo de cinco estados: Arkansas, Mississippi, Tennessee, Illinois, Iowa e Wisconsin. O serviço, citado pela ABC News, aponta para mais de 28 milhões de pessoas afetadas pelos avisos emitidos pelas autoridades.

A maioria dos mortos (5) foi registada no Arkansas, onde vários tornados deixaram um rasto de devastação pela capital estatal de Little Rock.

Uma das regiões mais afetadas foi a localidade de Wynne, no Arkansas, onde morreram quatro pessoas quando um tornado passou diretamente pela cidade. As imagens aéreas, captadas pela agência Reuters, demonstram a destruição causada pela tempestade.

Clique na galeria em cima para ver as imagens do tornado destas últimas horas.

Além dos mortos, há a registar mais de 50 feridos no Arkansas, embora se estime que o número deve aumentar. 

No Illinois, o teto de um teatro colapsou com a força do tornado, matando pelo menos uma pessoa e ferindo pelo menos 28 que se encontravam no interior do edifício.

As autoridades avisam que as tempestades devem continuar ao longo das regiões nordeste do país, esperando-se horas difíceis em estados como o Pensilvânia, Nova Iorque e ainda Nova Jérsia. Há avisos de tempestades de neve em estados mais no norte, como o Dakota do Sul e o Minnesota, com o vento e a neve a juntarem-se para criar condições extremamente adversas.

Leia Também: Pelo menos 1 morto e 28 feridos após telhado desabar em concerto nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório