Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Quase uma centena de incêndios assolam as Astúrias, a maioria fogo posto

O líder regional anunciou que solicitará que as Astúrias sejam consideradas como "zona de catástrofe", sublinhando que esta é a obra de "terroristas do fogo, que colocam em risco a vida de pessoas".

Notícias ao Minuto

22:16 - 31/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Mais de uma centena de incêndios florestais brotaram na região de Astúrias, em Espanha, na quinta-feira, a maioria dos quais por mãos humanas, num momento em que as temperaturas atingiram valores recordes. Pelas 20h00 desta sexta-feira (hora local), 96 focos ainda estavam ativos, de acordo com o serviço de emergências.

Muitos dos fogos continuam a ter pequenas dimensões, localizando-se em zonas altas onde não representam perigo. Outros, contudo, obrigaram à retirada de dezenas de pessoas. Segundo o El Mundo, um total de 174 pessoas foram retiradas, e 39 casas foram evacuadas nos municípios de Valdés, Villayón e Tineo.

“As Astúrias não se incendiaram. Incendiaram-na. E os responsáveis são aqueles que atearam fogo às nossas florestas. São criminosos, delinquentes, e vão ser julgados e tratados como tal”, escreveu o líder regional Adrian Barbon, na rede social Twitter.

O responsável anunciou, além disso, que solicitará que as Astúrias sejam consideradas “zona de catástrofe”, sublinhado que esta é a obra de “terroristas do fogo, que colocam em risco a vida de pessoas”.

As autoridades proibiram ainda o acesso a trilhos florestais, bem como a realização de fogos controlados e a utilização de maquinaria e ferramentas motorizadas nas florestas, já que poderiam provocar mais incêndios, segundo a agência Reuters.

Depois de um inverno invulgarmente seco, Espanha registou o dia 29 de março mais quente de sempre, de acordo com a agência meteorológica AEMET, que apontou que as temperaturas excederam em 7 a 14 graus Celsius os níveis normais para esta altura do ano.

Percorra a galeria.

Leia Também: Cinco detidos após incêndio em centro de detenção de migrantes no México

Recomendados para si

;
Campo obrigatório