Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Líbano acordou com dois fusos horários após governo adiar hora de verão

O Líbano acordou hoje com dois fusos horários depois de o Governo local ter decidido adiar o início do horário de verão até ao final do mês sagrado muçulmano do Ramadão.

Líbano acordou com dois fusos horários após governo adiar hora de verão
Notícias ao Minuto

12:09 - 26/03/23 por Lusa

Mundo Líbano

Em decreto, o executivo libanês decidiu atrasar a mudança da hora para as 00:00 de 21 de abril.

Embora o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, não tenha dado qualquer explicação, a imprensa local indicou que o motivo era o Ramadão, que iria permitir aos crentes quebrar o jejum uma hora antes.

O Ramadão começou na passada quinta-feira e terminará em 20 de abril no Médio Oriente.

Esta decisão governamental provocou uma onda de reações negativas, com algumas instituições a recusarem a ordem.

Muitos libaneses veem-se numa posição de tentar conciliar o horário laboral com o escolar em fusos horários diferentes.

Em alguns casos, a discussão assumiu um caráter sectário, entre muitos políticos e instituições cristãs, incluindo a maior igreja do país, a Igreja Maronita, que rejeitou a medida.

Num comunicado, a Igreja Maronita explicou que "a decisão repentina de adiar os trabalhos no horário de verão por um mês, tomada pelo primeiro-ministro interino, Najib Mikati, de forma improvisada e sem consultar os libaneses, e sem levar em conta as normas internacionais, e por confusão e prejuízo (...) impedem a adesão do Patriarcado maronita".

Por isso, acrescentou, "compromete-se a adiantar o relógio uma hora à meia-noite de sábado, 25, para domingo, 26 [de março]".

Outras instituições cristãs também tomaram a mesma posição.

A escola Notre-Dame de Jamhour, por exemplo, publicou uma pequena declaração a convidar "todos os pais e professores e alunos a antecipar o horário a partir da noite de hoje, de acordo com a prática internacional e as leis libanesa em vigor há décadas".

No entanto, outras entidades oficiais adaptaram-se à mudança, como a companhia área libanesa Middle East Airlines, que tem causado confusão devido aos horários de saída dos voos, segundo comentaram algumas pessoas nas redes sociais.

O pequeno país mediterrâneo normalmente adianta uma hora os relógios no último domingo de março, alinhando-se com a maioria dos países europeus.

Leia Também: Mudança da hora. Afinal, faz bem ou mal à saúde? Toda a verdade!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório