Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Zelensky volta a pedir mísseis de longo alcance e aviões de combate à UE

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou hoje a pedir aos líderes europeus o fornecimento de mísseis de longo alcance e aviões de combate modernos, numa intervenção por videoconferência no Conselho Europeu em que apelou a novas sanções a Moscovo.

Zelensky volta a pedir mísseis de longo alcance e aviões de combate à UE
Notícias ao Minuto

17:45 - 23/03/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

Numa intervenção por videoconferência feita a partir de um comboio, na Ucrânia -- e, entretanto, interrompida - segundo fontes diplomáticas, Zelensky alertou os líderes da União Europeia (UE), reunidos em cimeira, em Bruxelas, para o risco de a guerra se prolongar, se não forem fornecidos mísseis de longo alcance e aviões modernos de combate.

Na intervenção, feita quando regressava de uma deslocação à frente de combate em Kherson, agradeceu a ajuda militar já enviada desde o início da agressão russa, em 24 de fevereiro de 2022.

O líder ucraniano apelou ainda à adoção de novas sanções à Rússia (Bruxelas vai já no 10.º pacote de medidas restritivas), avanços nas negociações de adesão da Ucrânia à UE e progressos no processo de paz.

Vários Estados-membros temem entregar a Kiev armamento que possa provocar uma escalada no conflito, apesar de a UE reconhecer que a Ucrânia tem direito a defender-se.

Entretanto, a Eslováquia já enviou quatro caças MIG-29 e a Polónia prometeu-se a entregar outros tantos.

O Conselho da UE aprovou na segunda-feira o financiamento de dois milhões de euros para a compra comum de munições de artilharia à Ucrânia.

Os líderes europeus reúnem-se hoje e sexta-feira, em Bruxelas, num Conselho Europeu novamente marcado pela guerra na Ucrânia e o reforço do apoio da UE a Kiev, reunião que contou esta quinta-feira com a presença especial do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Leia Também: Zelensky visitou Kherson: "Vamos restaurar e reconstruir tudo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório