Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Zelensky visitou Kherson: "Vamos restaurar e reconstruir tudo"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez uma visita surpresa à vila de Posad Pokrovske, na região sul de Kherson.

Zelensky visitou Kherson: "Vamos restaurar e reconstruir tudo"
Notícias ao Minuto

13:24 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez uma visita surpresa à região sul de Kherson, meses depois de ter sido libertada da ocupação russa.

Numa publicação na plataforma Telegram, o presidente ucraniano deu a conhecer a visita e escreveu que esteve na "vila de Posad Pokrovske, onde muitas casas e instalações de infraestrutura social foram danificadas como resultado da agressão em grande escala da Rússia".

"Conversei com os moradores sobre os seus problemas e necessidades atuais. Vamos restaurar e reconstruir tudo", frisou Zelensky.

As forças russas destruíram grande parte da infraestrutura de energia em Kherson antes de se retirarem para a margem leste do rio Dnipro. Meses depois, os dois lados continuam a trocar golpes de artilharia, de um lado para o outro, o que tem dificultado os trabalhos de reparação e os cortes de energia continuam frequentes. 

"Consideramos a restauração do fornecimento de eletricidade nos territórios desocupados e o reparo de equipamentos destruídos como resultado de bombardeamentos russos", sublinhou, durante a visita a uma central de energia da região. acrescentando que "temos de garantir a restauração e proteção completas do nosso setor de energia".

Agradecido a todos os ucranianos, Zelensky escreveu: "sou grato a todos que os que trabalham para isso e devolvem a luz ao nosso povo!".

Recorde-se que, na quarta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou as tropas que defendem a cidade de Bakhmut, na região de Donestk, que se tornou o epicentro do conflito nas últimas semanas.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Tribunal especial? "Deveria perseguir Putin pelo crime de agressão"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório