Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Tribunal especial? "Deveria perseguir Putin pelo crime de agressão"

O procurador-geral ucraniano, Andriy Kostin, referiu que os líderes russos deviam ser levados a julgamento pela invasão à Ucrânia.

Tribunal especial? "Deveria perseguir Putin pelo crime de agressão"
Notícias ao Minuto

12:48 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O procurador-geral ucraniano, Andriy Kostin, referiu, esta quinta-feira, que os líderes russos deviam ser julgados pela invasão à Ucrânia, mesmo que não possam ser detidos e levados a tribunal.

Durante uma passagem pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haya, Kostin, citado pela Reuters,  sublinhou que "é importante fazer justiça pelos crimes internacionais, mesmo que os autores não estejam presentes".

Segundo o procurador-geral, já foi pedida a criação de um tribunal internacional especial para investigar os crimes de guerra na Ucrânia que "deveria perseguir a mais alta liderança política e militar, incluindo Putin, pelo crime de agressão".

Segundo a agência noticiosa, os tribunais internacionais raramente realizam julgamentos sem o réu presente e as regras do TPI estabelecem que o acusado tem de estar presente na sala. Além disso, embora possa processar crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio na Ucrânia, não pode processar o crime de agressão devido a restrições legais.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Militares ucranianos dizem que 3.500 civis continuam em Bakhmut

Recomendados para si

;
Campo obrigatório