Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nomeada nova presidente do Circuito Judicial Penal de Caracas

O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela nomeou a magistrada Katherine Haringhton como nova presidente do Circuito Judicial Penal de Caracas, em substituição do juiz Cristóbal Cornielles, detido recentemente por alegada corrupção.

Nomeada nova presidente do Circuito Judicial Penal de Caracas
Notícias ao Minuto

06:27 - 23/03/23 por Lusa

Mundo Venezuela

A nomeação foi anunciada depois de, em comunicado, o Supremo Tribunal ter manifestado apoio às ações do Governo venezuelano "na luta contra qualquer ato relacionado com corrupção" e expressado "a vontade unânime das autoridades para determinar, em coordenação com as instituições competentes, as responsabilidades a que houver lugar".

Katherine Haringhton, que foi empossada nas novas funções na quarta-feira, era magistrada suplente do Supremo, foi vice-fiscal geral venezuelana e responsável por vários processos judiciais contra opositores venezuelanos, de acordo com a imprensa local.

Em março de 2015, os Estados Unidos suspenderam o visto de Haringhton e congelaram os bens em território norte-americano. Em março de 2018, foi sancionada pelo Governo do Panamá e, em junho desse mesmo ano, pela União Europeia, que proibiu a entrada da responsável em território europeu.

Na semana passada, a Polícia Anticorrupção da Venezuela anunciou estar em curso uma investigação que envolvia funcionários públicos da indústria petrolífera, do sistema judicial e de alguns municípios.

O Ministério Público venezuelano nomeou cinco procuradores para investigar o envolvimento de altos funcionários públicos em atos de corrupção, tendo sido já efetuada à detenção de mais de uma dezena de pessoas.

Leia Também: Missão da ONU condena ataques contra ativistas e jornalistas na Venezuela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório