Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Biden declara-se solidário com uigures da China por ocasião do Ramadão

O presidente dos EUA, Joe Biden, expressou hoje "a sua solidariedade" com os uigures da China, em mensagem destinada aos muçulmanos em todo o mundo, quando estes se preparam para celebrar o mês do Ramadão.

Biden declara-se solidário com uigures da China por ocasião do Ramadão
Notícias ao Minuto

23:37 - 22/03/23 por Lusa

Mundo Joe Biden

"Juntamente com os nossos parceiros, os EUA mantêm-se com solidariedade ao lado dos muçulmanos que continuam a enfrentar a opressão, como os uigures na China, os Rohingyas na Birmânia e outras populações muçulmanas perseguidas no mundo", declarou Biden, em comunicado.

"Durante este período sagrado de reflexão, os EUA reafirmam igualmente o seu apoio às comunidades muçulmanas confrontadas com problemas e devastação", acrescentou, mencionando as vítimas do sismo de fevereiro na Turquia e Síria e as das inundações em 2021 no Paquistão.

A mensagem de Biden destinada aos uigures aparece em per+iodo de grandes tensões entre Washington e Pequim.

O governo do presidente norte-americano retomou a acusação de "genocídio" no Xinjiang, região do noroeste da China povoada por muçulmanos uigures e palco de protestos e atentados sangrentos desde há anos.

Acusando os separatistas e os islamitas, os dirigentes chineses lançaram há alguns anos uma campanha de repressão.

O Alto-Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Direitos do Homem evoca a possibilidade de terem sido feitos "crimes contra a Humanidade", o que Pequim rejeita.

Os países ocidentais também já acusaram Pequim de encerrar massivamente os uigures em campos ditos de reeducação.

Leia Também: Biden convida Zelensky para a sua Cimeira das Democracias do mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório