Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Primeiro-ministro japonês compromete-se a ajudar Polónia no apoio a Kyiv

O primeiro-ministro japonês comprometeu-se hoje a apoiar a Polónia para que este país do leste europeu possa ajudar a Ucrânia a enfrentar a invasão russa iniciada em fevereiro do ano passado. 

Primeiro-ministro japonês compromete-se a ajudar Polónia no apoio a Kyiv
Notícias ao Minuto

12:03 - 22/03/23 por Lusa

Mundo Fumio Kishida

O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, recebeu o primeiro-ministro do Japão, em Varsóvia um dia depois da deslocação surpresa a Kyiv, onde Fumio Kishida esteve reunido com o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky. 

"Tendo em conta o 'fardo' cada vez maior sobre a Polónia, devido à invasão prolongada da Ucrânia", Kishida disse que Tóquio vai oferecer assistência a Varsóvia construindo projetos de forma vigorosa.

O Japão costuma garantir ajuda especial aos países em vias de desenvolvimento, mas "não é este o caso da Polónia", frisou.

Mesmo assim, Tóquio diz que vai promover "uma exceção" por causa da guerra na Ucrânia. 

Kishida defendeu que países com ligações estreitas - como o Japão e a Polónia - têm de se manter unidos no apoio à Ucrânia e cumprir as sanções contra a Rússia. 

Durante uma conferência de imprensa conjunta em Varsóvia, Morawiecki disse que "ambos os países compreendem a ameaça à paz mundial vinda do imperialismo russo".

A Polónia garante ajuda militar, auxílio humanitário e apoio político à Ucrânia no sentido de fortalecer Kyiv. 

Kishida que deve liderar o G7 a partir de maio disse que o Japão vai defender a necessidade de se continuar a cooperação com a Polónia, assim como o apoio internacional à Ucrânia. 

Após a reunião com Morawiecki, que ultrapassou os trinta minutos previstos inicialmente, Kishida disse que o Japão está interessado em construir "laços mais estreitos com alianças regionais" na Europa Central e Oriental.

O primeiro-ministro japonês referiu-se em especial aos nove países membros do flanco oriental da NATO, o Grupo de Visegrado que inclui a Polónia, a República Checa, a Eslováquia e a Hungria, e os países que participam na iniciativa económica dos Três Mares.

A iniciativa dos Três Mares é um projeto geopolítico que engloba doze Estados membros da União Europeia situados entre o Mar Báltico, o Mar Negro e o Mar Adriático.

Depois do encontro com o líder do Executivo da Polónia, Kishida reuniu-se com o chefe de Estado polaco, Andrzej Duda. 

Kisihida visitou Kyiv na terça-feira, na mesma altura em que decorriam os encontros entre o líder da República Popular da China, Xi Jinping, e o Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscovo. 

Leia Também: Primeiro-ministro do Japão visita hoje a Polónia depois de ir a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório