Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

'Winnie the Pooh' alvo de censores chineses. Agora, em versão terror

As páginas de bilhetes alegam motivos técnicos, mas os censores chineses já 'atacaram' a personagem outras vezes devido a comparações feitas nas redes sociais com o presidente Xi Jinping.

'Winnie the Pooh' alvo de censores chineses. Agora, em versão terror
Notícias ao Minuto

12:02 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Hong Kong

O filme de terror britânico 'Winnie the Pooh: Blood and Honey' devia estrear esta semana em Hong Kong, no entanto acabou por ser cancelado por "razões técnicas", segundo alegam as páginas da internet dedicadas ao cinema.

A Moviematic, que organizou a exibição do filme para a noite desta terça-feira, revelou o cancelamento nas redes sociais, conta o Guardian, que refere que o mesmo ocorreu com outras páginas da especialidade e na imprensa local.

Esta não seria a primeira vez que os censores chineses tomavam como alvo a personagem principal deste filme, conhecida amplamente pela sua versão animada, e que, aparentemente, nem na versão 'slasher' escapa.

O motivo? As comparações e memes entre o urso e o presidente chinês Xi Jinping.

As semelhanças começaram a ser feitas em 2013 quando Xi visitou os Estados Unidos e encontrou o homólogo, Barack Obama. Nas redes sociais vários foram os utilizadores que assemelharam a dupla a Pooh e o Tigre.

Depois disso, a personagem permitia a que a população troçasse do presidente de forma leve. No entanto, o governo não exerceu o sentido de humor e os censores tomaram como missão erradicá-la de tudo o que pudessem.

Já em 2018, as autoridades chinesas tinham recusado o pedido da Disney para exibir o filme 'Christopher Robin' [o menino amigo de Winnie de Pooh] nas salas de cinema.

Uma nova lei de censura entrou em vigor em Hong Kong, em 2021, proibindo filmes que "endossem, apoiem, glorifiquem, encorajem e incitem atividades que possam colocar em risco a segurança nacional". Dessa forma, alguns filmes foram impedidos de serem exibidos na região administrativa especial chinesa.

Leia Também: Polícia da segurança nacional de Hong Kong detém ex-deputado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório