Milhões de peixes mortos estão a bloquear o canal do rio Darling, perto da cidade de Menindee, na Austrália. Em causa está uma vaga onda de calor que o país atravessa.
"É realmente horrível. Há peixes mortos até onde a vista alcança", disse Graeme McCrabb, um morador de Menindee, à agência France Press
Segundo o governo regional de Nova Gales do Sul, na sexta-feira, a população de peixes no rio disparou devido às recentes inundações, mas agora está a morrer devido aos "baixos níveis de oxigénio na água (hipoxia) à medida que o nível da água diminui".
"O clima quente atual na região agrava a hipoxia, já que a água quente contém menos oxigénio do que a água fria, e os peixes precisam de mais oxigénio em temperaturas mais altas", acrescentou.
Episódios anteriores de mortes em massa de peixes na cidade foram atribuídos à falta de água devido à seca e a um surto de algas tóxicas.
O porta-voz do departamento regional de pesca, Cameron Lay, relatou que foi "chocante" ver dezenas de quilómetros de rio cheios de peixes mortos.
Vídeos publicadas nas redes sociais mostram barcos a abrir caminho por um mar de peixes mortos que cobre quase totalmente a superfície do rio.
Ora veja.
Leia Também: Chuva de peixes? Evento climático raro aconteceu na Austrália