Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Paxlovid? Comprimido contra Covid-19 próximo da aprovação total nos EUA

Esta quinta-feira, um painel de peritos votou maioritariamente a favor (16-1) de que o Paxlovid continua a ser um tratamento seguro e eficaz para adultos de alto risco com Covid-19

Paxlovid? Comprimido contra Covid-19 próximo da aprovação total nos EUA
Notícias ao Minuto

23:49 - 16/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O comprimido contra a Covid-19 Paxlovid, da farmacêutica Pfizer, conquistou esta quinta-feira mais um voto de confiança por parte dos conselheiros de saúde nos Estados Unidos - abrindo, assim, caminho para uma aprovação total por parte da FDA (Food and Drug Administration), reporta a Associated Press.

O medicamento tem sido utilizado por milhões de americanos desde que a FDA autorizou o seu uso de emergência no final de 2021.

Porém, é esta mesma agência que tem a última palavra acerca da aprovação total e generalizada do uso deste medicamento - esperando-se uma decisão até ao mês de maio.

Esta quinta-feira, um painel de peritos votou maioritariamente a favor (16-1) de que o Paxlovid continua a ser um tratamento seguro e eficaz para adultos de alto risco com Covid-19 - com maiores possibilidades de complicações de saúde adicionais caso contraiam a doença.

"Ainda temos muitos grupos que podem beneficiar do Paxlovid, incluindo pessoas não vacinadas ou subvacinadas, idosos e imunocomprometidos", explicou o Dr. Richard Murphy, do Departamento de Assuntos de Veteranos.

A FDA apontou, ainda, que a utilização do Paxlovid em doentes de alto risco poderia evitar 1.500 mortes por Covid-19 no país e 13 mil hospitalizações por semana.

Segundo os dados do Our World In Data, desde o início da pandemia foram contabilizados mais de 760 milhões de casos em todo o mundo, tendo-se registado ainda quase 6,9 milhões de óbitos.

Leia Também: Covid-19. Esperança de vida recua na UE para 80,1 anos em 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório