Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Acordo de cereais "exige uma prorrogação de 120 dias", defende ONU

O acordo expira no sábado e a Rússia aceitou uma prorrogação de apenas 120 dias.

Acordo de cereais "exige uma prorrogação de 120 dias", defende ONU
Notícias ao Minuto

16:30 - 16/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou, esta quinta-feira, que o para a exportação de cereais através do Mar Negro, assinado entre a organização, a Ucrânia, a Rússia e a Turquia, exige uma prorrogação de 120 dias e não de apenas 60, como indicado por Moscovo.

“Para nós, o texto do acordo é claro e exige uma prorrogação de 120 dias”, sublinhou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, à agência de notícias Reuters. 

O acordo dos cereais, assinado em julho de 2022 por 120 dias entre as Nações Unidas, Ucrânia, Rússia e Turquia, ajudou a limitar a grave crise alimentar mundial provocada pela invasão da Ucrânia, iniciada a 24 de fevereiro.

Foi prolongado em novembro por mais 120 dias e até ao momento permitiu exportar mais de 24 milhões de toneladas de cereais a partir de portos ucranianos, segundo a ONU.

O acordo expira no sábado, 18 de março, tendo a Rússia afirmado que a “extensão por 60 dias foi acordada”.

O ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Oleksander Kubrakov, considerou que a proposta russa de estender o acordo de exportação de cereais por apenas 60 dias está em desacordo com o que foi assinado inicialmente em julho de 2022.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates. 

Leia Também: Relatório da ONU acusa Rússia de vários crimes de guerra na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório