Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Relatório da ONU acusa Rússia de vários crimes de guerra na Ucrânia

Entre os crimes, estão homicídios intencionais, tortura e deportação de crianças.

Relatório da ONU acusa Rússia de vários crimes de guerra na Ucrânia
Notícias ao Minuto

14:54 - 16/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Um relatório da Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre a Ucrânia, mandatada pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, concluiu que a Rússia cometeu “crimes de guerra de grande alcance” na Ucrânia. Entre os crimes, segundo a agência de notícias Reuters, estão homicídios intencionais, tortura e deportação de crianças.

Segundo a publicação, o relatório publicado esta quinta-feira baseou-se em 500 entrevistas, imagens de satélite e visitas a locais de detenção e sepulturas e concluiu que as tropas russas levaram a cabo “ataques indiscriminados e desproporcionais” contra a Ucrânia.

“As autoridades russas cometeram numerosas violações dos direitos humanos internacionais e violações do direito internacional, além de uma vasta gama de crimes de guerra”, lê-se no documento.

As conclusões do relatório surgem dias após o New York Times revelar que o Tribunal Penal Internacional (TPI) vai iniciar dois processos por alegados crimes de guerra contra a Rússia.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates. 

Leia Também: Incêndio no FSB? "A Ucrânia não interfere, mas observa com prazer"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório