Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

ONU pede diálogo Rússia-EUA após incidente com 'drone' no Mar Negro

A Organização das Nações Unidas (ONU) apelou hoje ao diálogo e contenção entre a Rússia e os Estados Unidos, após o incidente entre dois aviões de combate russos e um 'drone' norte-americano no Mar Negro.

ONU pede diálogo Rússia-EUA após incidente com 'drone' no Mar Negro
Notícias ao Minuto

19:30 - 15/03/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Questionado sobre o assunto, Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, disse que António Guterres apela ao diálogo e "que se evite qualquer escalada".

Nesse sentido, Dujarric espera que a comunicação entre as duas partes continue e que haja medidas para reduzir a tensão.

O porta-voz deixou claro que a ONU não tem informações em primeira mão sobre o incidente ou capacidade ou mandato para investigar o que aconteceu no Mar Negro.

O episódio, que gerou tensão entre os dois países, levou agora a uma corrida contra o tempo para ver quem recupera os destroços do aparelho.

Na terça-feira, o general James Hecker, comandante das forças aéreas dos Estados Unidos na Europa, disse que um MQ-9 Reaper realizando "operações de rotina no espaço aéreo internacional" foi intercetado por caças Su-27 e depois "abalroado por uma aeronave russa, resultando na queda e perda" do 'drone'.

Enquanto Washington denunciou que um caça russo atingiu a hélice do seu 'drone' e provocou a sua queda, o Ministério da Defesa russo negou qualquer contacto entre os seus caças Su-27 e o dispositivo não tripulado em águas internacionais do Mar Negro.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, admitiu hoje que qualquer incidente com os Estados Unidos implica "riscos muito grandes".

"Qualquer incidente que provoque um confronto entre duas grandes potências, duas potências nucleares, as maiores do mundo, acarreta sempre riscos muito grandes", disse Lavrov ao canal de televisão Rossiya-1.

Lavrov garantiu que, seguindo a lógica de Washington de voar "para onde quiserem", então "o espaço aéreo ao redor dos Estados Unidos tem o mesmo estatuto que o Mar Negro".

"Mas eles ignoram totalmente o facto de que desde o início da operação militar especial (na Ucrânia) foi declarado que certas áreas do Mar Negro (...) têm um estado restrito para o uso de qualquer aparelho voador", sinalizou.

O chefe da diplomacia russa disse suspeitar que os norte-americanos estejam a tentar instigar o confronto, o que considerou contraditório com as afirmações de Washington, de que é uma potência responsável e interessada na estabilidade estratégica.

Conforme relatado pelo executivo russo, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, manteve uma conversa telefónica sobre o assunto esta tarde com o chefe do Pentágono, Lloyd Austin.

A conversa, a primeira que ambos os responsáveis mantêm desde outubro de 2022, decorreu por iniciativa dos Estados Unidos.

Também a França se pronunciou hoje sobre o assunto, condenando a Rússia por "ações de intimidação inaceitáveis".

"A liberdade de navegação no espaço aéreo internacional deve ser respeitada e atos de intimidação são inaceitáveis", disse o Ministério das Relações Exteriores em resposta a uma pergunta da AFP.

"Pedimos à Rússia que cumpra o direito internacional neste assunto, bem como em todos aqueles dos quais se desviou", acrescentou.

[Notícia atualizada às 20h38]

Leia Também: Drone? Responsáveis da Defesa da Rússia e dos EUA já conversaram

Recomendados para si

;
Campo obrigatório