Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Senador contra refeições escolares por não conhecer pessoas com fome

Declaração polémica de deputado republicano ocorreu no congresso estatal do Minnesota nos Estados Unidos.

Senador contra refeições escolares por não conhecer pessoas com fome

Um senador estatal republicano está a ser alvo de duras críticas por parte de colegas no congresso do Minnesota e nas redes sociais, depois de se opor a uma proposta sobre refeições escolares gratuitas por não conhecer ninguém que passe fome.

Num debate sobre a proposta, Steve Drazkowski começou por afirmar que está "por conhecer uma pessoa no Minnesota que passe fome" ou "que diga que não tenha acesso a comida".

"Devo dizer que a fome é um termo relativo. Eu comi uma barra de cereais ao pequeno-almoço, suponho que agora esteja com fome", comentou ainda o deputado conservador, que atacou a medida por ser "puro socialismo" e por considerar que "o governo está a mandar no que as crianças vão comer e quanta comida é que vão comer".

O senador do Partido Republicano, que foi eleito para a câmara alta no ano passado depois de 15 anos passados na câmara dos representantes local, defendeu também que o dinheiro proposto para refeições escolares deve ser encaminhado para melhorar a educação no geral.

A medida acabou por ser aprovada na mesma, com 38 votos a favor e 26 votos contra. A senadora que avançou com a medida, a democrata Heather Gustafson, explicou à ABC News que cerca de 275 mil alunos já recebem refeições gratuitas ou a preços reduzidos nas escolas, pelo que a medida vai permitir um aumento de 18% no número de estudantes que passa a estar abrangido.

"Cerca de uma em seis crianças vive em insegurança alimentar - isto quer dizer que não sabem quando ou onde será a sua próxima refeição, se é que a vão receber. Estar com fome torna a aprendizagem praticamente impossível", afirmou Gustafson.

A medida vai permitir que o estado do Minnesota gaste 420 milhões de dólares (cerca de 395 milhões de euros) em alimentações gratuitas ao longo de dois anos.

Leia Também: Afinal, as despesas com refeições escolares podem ser deduzidas no IRS?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório