Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Conhecida pelo turismo, Bali quer proibir turistas de alugar motas

O governo local e a população estão cada vez mais fatigados com acidentes rodoviários provocados por turistas descuidados.

Conhecida pelo turismo, Bali quer proibir turistas de alugar motas
Notícias ao Minuto

15:36 - 14/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Indonésia

O governador local de Bali, o destino indonésio procurado por turistas pelo mundo inteiro, anunciou que a cidade está a ponderar impedir turistas estrangeiros de alugarem motas, devido à sequência de acidentes e situações desconfortáveis que surgiram nos últimos anos.

Numa conferência de imprensa, citada pelo The Guardian, o governador, Wayan Koster, explicou que os turistas "devem agir como turistas, usando veículos preparados por agentes de viagens, em vez de vaguearem em motas, sem t-shirts ou roupa, sem capacetes, violando regras de trânsito e conduzindo sem licença".

Koster também esclareceu que a medida não foi tomada mais cedo por causa da pandemia da Covid-19, que impediu as autoridades de avaliar a fiabilidade da proposta já que a cidade viu-se sem turistas durante um longo período de tempo.

O governador não explicou como é que a medida será implementada na prática, nem quando entrará em efeito, mas a imprensa local acrescentou que também está em cima da mesa permitir que as autoridades retirem o visto de permissão aos turistas que forem apanhados em alguma contraordenação.

Segundo os dados apresentados pela polícia de Bali, entre fevereiro e março deste ano foram registadas 171 circunstâncias em que estrangeiros foram apanhados a violar regras de trânsito.

Vários órgãos de comunicação, nomeadamente o The Guardian e a Bloomberg, contam que os habitantes de Bali estão fartos dos comportamentos dos turistas, especialmente australianos e russos, que enchem as ruas de motas e não respeitam as regras de trânsito. Nos últimos tempos, tornou-se viral um vídeo de uma mulher australiana a discutir com um polícia, mostrando-se frustrada por este a travar por não usar capacete e garantindo que morava na ilha há 23 anos.

Mas além de alguns acidentes pequenos ou de situações que os locais consideraram desrespeitosas, houve mesmo alguns incidentes que resultaram em mortes. Em março, um homem russo foi preso por suspeitas de estar a conduzir uma mota sob o efeito de álcool, acabando por atingir e matar um condutor local.

Através das redes sociais, muitos estrangeiros, especialmente provenientes da Austrália, argumentaram contra a medida, referindo que as motas são o meio de transporte mais acessível em Bali e que o problema é das autoridades por não ser eficaz nas suas operações de fiscalização.

Leia Também: Vulcão indonésio Merapi, um dos mais ativos do mundo, entra em erupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório