Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Vulcão indonésio Merapi, um dos mais ativos do mundo, entra em erupção

O vulcão Merapi, um dos mais ativos do mundo e situado na região central da ilha indonésia de Java, entrou hoje em erupção e está a expulsar uma torrente de lava incandescente ao longo de 1,5 quilómetros, com nuvens de fumo e intensa cinza.

Notícias ao Minuto

11:12 - 11/03/23 por Lusa

Mundo Indonésia

As autoridades locais já emitiram vários alertas, embora não tenha havido, ainda, necessidade de evacuar populações, tal como adiantou num comunicado o Centro para a Investigação e Controlo de Desastre Geológicos (BPPTKG, na sigla indonésia).

No comunicado, o Centro alerta a população das localidades mais próximas do vulcão para evitar as "zonas de perigo", num raio de três a sete quilómetros em redor da cratera.

"Uma erupção explosiva pode atingir uma distância até três quilómetros da cratera", advertiu o Centro.

O Merapi, com 2.968 metros de altitude, está localizado na fronteira entre a região especial de Yogyakarta e a província de Java Central, é o vulcão mais ativo do país asiático e um dos mais eruptivos do mundo.

O Centro sinalizou o segundo nível de alerta mais alto.

A última grande erupção do Merapi, ocorrida em 2010, matou 347 pessoas e forçou a evacuação de quase 400 mil, incluindo 3.000 famílias que tiveram que ser realojadas definitivamente fora das áreas de residência.

O arquipélago indonésio situa-se no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é abalada por milhares de tremores de terra por ano, a maioria de pequena magnitude, e ao longo da qual existem 127 vulcões ativos.

Leia Também: Pelo menos 30 mortos em deslizamento de terras na Indonésia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório