Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Pelo menos 30 mortos em deslizamento de terras na Indonésia

Um aluimento de terra desencadeado pelas chuvas torrenciais de segunda-feira na ilha indonésia de Serraan já causou pelo menos 30 mortos, com outras 24 ainda desaparecidas, avançou hoje o porta-voz do Governo local, Patli Muhamad.

Pelo menos 30 mortos em deslizamento de terras na Indonésia
Notícias ao Minuto

10:43 - 09/03/23 por Lusa

Mundo Indonésia

Muhamad explicou que as más condições meteorológicas condicionaram as operações de busca e resgate nos primeiros dias, mas uma melhoria do estado do tempo permitiu voltar às operações, pelo que hoje foram encontrados mais nove cadáveres, e algumas linhas de comunicação foram restabelecidas naquela que é uma das ilhas mais isoladas da Indonésia.

As chuvas torrenciais afetaram sobretudo as ilhas Natuna, perto do mar do sul da China, onde dois aluimentos provocaram dezenas de mortos e soterraram várias casas.

Os aluimentos de terra deslocaram mais de 1.200 pessoas, que foram levadas para vários abrigos.

Nos últimos dias, chuvas sazonais e marés altas causaram dezenas de aluimentos de terras e inundações em grande parte da Indonésia, arquipélago de 17 mil ilhas onde milhões de pessoas vivem em zonas montanhosas ou em planícies férteis perto de rios.

Em novembro passado, pelo menos 335 pessoas morreram devido a um aluimento de terras, desencadeado por um sismo de magnitude 5,6, na cidade de Cianjur, em Java Ocidental.

Vários especialistas apontam as alterações climáticas como causa para estes desastres.

O diretor da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Suhanto (só usa um nome), anunciou, entretanto, que o governo regional de Natuna concordou em realojar dezenas de famílias longe das áreas afetadas para reduzir os riscos em futuros desastres.

Também a vizinha Malásia foi vítima de grandes inundações, o que levou à retirada de quase 41.000 pessoas em vários estados do país.

As previsões meteorológicas apontam para mais chuvas e tempestades, em partes de Johor e dos estados do leste da Malásia, o que poderá causar mais inundações repentinas. As autoridades também avisaram que as águas de mais de uma dúzia de rios em todo o país atingiram níveis perigosos.

Leia Também: Indonésia. Condenados organizadores de jogo que terminou em 135 mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório