EUA. Cadeia de asas de frango processada por alegadamente vender nuggets

Um homem diz-se representante de milhares de insatisfeitos com a publicidade criada em torno das asas de frango da Buffalo Wild Wings.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
14/03/2023 14:29 ‧ 14/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

Um cliente insatisfeito processou a cadeia de asas de frango norte-americana Buffalo Wild Wings, por considerar que as práticas empresariais do grupo são "enganosas" e porque as "asas sem ossos" são, na verdade, nuggets de frango.

O homem, Aimen Halim, que vive na cidade de Chicago, apresentou a queixa na justiça no tribunal distrital do norte do estado do Illinois.

Para Halim, no processo citado pela NBC News, a sua ação representa a sua angústia mas também a de vários clientes, afetados por aquilo que acha ser "marketing e publicidade falsas e enganosas".

"O nome e a descrição dos produtos (i.e. 'asas de frango sem ossos') levam os consumidores razoáveis a acreditar que os produtos são de facto asas de frango. Por outras palavras, que os produtos são asas de frango que foram simplesmente desossadas e, portanto, são unicamente compostas por carne de asas de frango", começa por explicar o processo.

No entanto, acrescenta, "sem o conhecimento do queixoso e de outros consumidores, os produtos não são asas de todo, mas antes fatias de carne de peito de frango fritas como asas", pelo que "os produtos são mais parecidos, em composição, com um nugget de frango".

Questionada pela NBC sobre o processo, a Buffalo Wild Wings remeteu a emissora para uma publicação no Twitter, na qual a empresa diz, ironicamente, que é verdade que "as asas são de carne branca". "Os nossos hambúrgueres não têm fiambre. As nossas asas 'buffalo' (que remete para tamanho, e não para o animal) têm 0% de búfalo", apontou.

Halim não diz, na ação judicial, qual o valor da indemnização pretendido pelos "danos" provocados pela publicidade ao produto e pelo dinheiro gasto em vão, afirmando apenas que procura "medidas cautelares, restituição ou outros remédios que o tribunal considere apropriados".

A NBC esclarece que esta não é a primeira vez que as asas de frango do 'franchise' em questão são alvos de críticas, com um jornalista da Associated Press a escrever em fevereiro que os alimentos são "uma mentira culinária".

Leia Também: Mulher tem reação alérgica grave após erro de funcionários da McDonald's

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas