Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

ONG acusa Egito de reter documentos de dissidentes no estrangeiro

A organização Human Rights Watch (HRW) acusou hoje as autoridades do Egito de se recusarem a produzir ou renovar documentos a dezenas de jornalistas, críticos e advogados que vivem no estrangeiro.

ONG acusa Egito de reter documentos de dissidentes no estrangeiro
Notícias ao Minuto

16:56 - 13/03/23 por Lusa

Mundo Egito

De acordo com uma investigação realizada por esta organização de defesa dos direitos humanos, com sede nos Estados Unidos, no ano passado, as autoridades egípcias recusaram-se a fornecer ou a renovar certidões de nascimento, passaportes e outros documentos essenciais, apesar dos pedidos de cerca de 26 egípcios residentes no estrangeiro.

Os 26 dissidentes, jornalistas e advogados viviam na Turquia, Alemanha, Malásia, Qatar e dois outros países não revelados, na África e na região do Golfo Pérsico, quando a investigação ocorreu, disse a HRW.

Desde que chegou ao poder em 2013, o Governo do Presidente Abdel Fattah el-Sissi desenvolveu uma operação repressiva contra dissidentes, detendo vários milhares, incluindo não apenas opositores políticos islâmicos, mas também ativistas pró-democracia e jornalistas.

Os entrevistados disseram que a possibilidade de contestar a recusa do Cairo em fornecer documentos era "quase impossível", enquanto alguns foram instruídos a regressar ao Egito para resolver os seus problemas.

"O Governo está a intensificar os esforços para punir e silenciar os que estão no estrangeiro", disse Adam Coogle, vice-diretor da HRW no Médio Oriente e Norte de África.

Em 2019, a HRW estimou que até 60.000 prisioneiros políticos estão em prisões egípcias, embora o Governo do Egito negue esses números.

Leia Também: "Ferramentas de repressão". HRW nota perseguição online a comunidade LGBT

Recomendados para si

;
Campo obrigatório