Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Lineker de volta à BBC. Emissora pede desculpa e lança investigação

O diretor-geral reconheceu que as regras sobre redes sociais são difíceis de cumprir e têm "áreas cinzentas", anunciado uma investigação independente à forma como os jornalistas e funcionários as usam.

Lineker de volta à BBC. Emissora pede desculpa e lança investigação
Notícias ao Minuto

11:07 - 13/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Gary Lineker

O apresentador e ex-futebolista Gary Lineker vai voltar a apresentar o programa 'Match of the Day', na BBC, depois de a emissora o ter afastado devido a publicações nas redes sociais contra o governo britânico.

Através de um comunicado partilhado pela BBC, o diretor-geral da emissora pública, Tim Davie, reconheceu a dimensão do escândalo e pediu desculpas a Gary Lineker e à equipa.

"Toda a gente reconhece que este foi um período difícil para o staff, os funcionários, os apresentadores e, mais importante, para a audiência. Peço desculpa por isso", disse Davie, anunciando ainda que a BBC irá levar a cabo uma investigação independente à sua política de redes sociais.

No comunicado, Tim Davie reconheceu ainda a "potencial confusão criada pelas áreas cinzentas dos guias de redes sociais da BBC" introduzidos em 2020, mas reiterou a vontade de "resolver a questão e ter conteúdos desportivos de volta no ar".

O caso data do passado dia 7 de março, quando Gary Lineker, conhecido por ser bastante público nas suas críticas ao governo conservador e às políticas anti-refugiados do Reino Unido, comparou as recentes medidas de imigração e deportação com a Alemanha nazi.

"Meu Deus, isto é para lá de horrível. Não existe um grande fluxo de refugiados. Acolhemos muito menos refugiados do que a maioria dos países da Europa. Isto é uma política de enorme crueldade direcionada às pessoas mais vulneráveis, de uma maneira que não se distancia muito daquelas usadas pelos alemães nos anos 30. Sou eu que estou mal?", disse.

A BBC anunciou que o apresentador tinha sido afastado por violar as regras da emissora no que diz respeito à utilização das redes sociais pelos seus funcionários. Mas muitos criticaram o cerco da televisão pública - cujo diretor e as suas ligações a Boris Johnson foram questionadas - à liberdade de expressão dos seus jornalistas e membros.

A televisão e rádio pública britânica tem-se mostrado contra a utilização de redes como o Twitter e o Facebook por parte dos seus jornalistas, em prol da objetividade total. Esta opção, num período de cada vez maiores críticas contra o governo conservador, tem sido questionada, já que muitos no Reino Unido apontam que os repórteres são, acima de jornalistas, cidadãos com direito a vociferar as suas opiniões.

Num gesto de solidariedade, os coapresentadores do programa Match of the Day, que passa antes dos jogos mais importantes da Premier League ao sábado, anunciaram a saída e o programa acabou por ser reduzido a um mero resumo dos jogos, sem comentário.

Lineker já respondeu ao anúncio, agradecendo ao diretor-geral pela sua "compreensão durante este período difícil" mas deixando claro que, "por muito difíceis que estes dias tenham sido, não se comparam a ter de fugir a opressão ou guerra para procurar refúgio noutra terra".

Leia Também: Nazismo, BBC e Lineker? "É assunto deles, não do governo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório