Secretário de Estado dos EUA visita Etiópia e Níger na próxima semana

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken visita entre 14 e 17 deste mês a Etiópia e o Níger, anunciou hoje em comunicado o Departamento de Estado.

Notícia

© Reuters

Lusa
10/03/2023 16:37 ‧ 10/03/2023 por Lusa

Mundo

Antony Blinken

Na nota, assinada pelo porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, destaca-se que na visita à Etiópia, no dia 15, será debatida a aplicação do acordo de cessação das hostilidades na província do Tigray, norte do país, entre o governo federal e as autoridades regionais.

Em Adis Abeba, Blinken deverá reunir-se com representantes das agências humanitárias e da sociedade civil "para discutir a prestação de assistência humanitária, segurança alimentar, e direitos humanos".

Ainda na capital etíope, onde está a sede da União Africana, o governante dos Estados Unidos da América debaterá com o presidente da comissão da organização panregional, Moussa Faki Mahamat, "prioridades globais e regionais partilhadas" e a continuidade aos compromissos saídos da Cimeira de Líderes EUA-África, realizada em dezembro passado em Washington, relativamente à segurança alimentar, clima e transição energética justa, diáspora africana e saúde global.

Blinken "sublinhará o apoio dos EUA à representação permanente africana em organismos multilaterais", sinaliza-se no comunicado.

Relativamente ao Níger, naquela que será a primeira visita de um secretário de Estado norte-americano ao país, Blinken irá encontrar-se com o Presidente, Mohamed Bazoum, e o chefe da diplomacia nigerina, Hassoumi Massaoudou.

O secretário de Estado debaterá "formas de fazer avançar a parceria EUA-Níger sobre diplomacia, democracia, desenvolvimento, e defesa", destaca a nota.

Blinken reunir-se-á também com jovens das zonas de conflito do Níger, que completaram o programa de Desarmamento, Desmobilização, Reintegração, e Reconciliação (DDRR), "para aprenderem sobre as suas contribuições para a paz no Níger".

Leia Também: EUA anunciam novos apoios de 400 milhões de dólares à Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas