Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Bélgica define 'Holodomor' como genocídio. Comunistas abstiveram-se

O documento foi aprovado com 117 votos a favor e dez abstenções, todas de deputados do Partido Trabalhista da Bélgica.

Bélgica define 'Holodomor' como genocídio. Comunistas abstiveram-se
Notícias ao Minuto

11:37 - 10/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O parlamento da Bélgica aprovou, esta quinta-feira, uma resolução que define de genocídio o ‘Holodomor’, a “grande fome” que atingiu a Ucrânia entre 1932 e 1933 e que terá provocado a morte a mais de três milhões de pessoas sob o regime de Josef Estaline. 

Segundo a imprensa belga, que cita o deputado Georges Dallemagne, do partido Vlaams Belang, um dos responsáveis pela adoção da resolução, o documento foi aprovado com 117 votos a favor e dez abstenções, todas de deputados do Partido Trabalhista da Bélgica.

O documento condena ainda a “atual manipulação da memória histórica por parte do regime russo com o objetivo de assegurar a sua própria sobrevivência”.

Em novembro, na data em que se assinalou o 90.º aniversário do início do Holodomor, o primeiro-ministro belga, Alexandre De Croo, esteve em Kyiv, na Ucrânia, onde prestou homenagem às vítimas.

Na rede social Twitter, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, enalteceu a "decisão histórica" do parlamento belga e agradeceu pelo "passo profundamente simbólico".

"Uma votação histórica na Câmara dos Representantes da Bélgica: mais um Estado reconheceu o Holodomor de 1932-1933 como genocídio do povo ucraniano! Estou grato à Bélgica por esta importante decisão para cada ucraniano e por este passo profundamente simbólico!", escreveu.

De acordo com o Museu Holodomor, situado em Kyiv, até meados de novembro, pouco mais de 15 Estados, além da Ucrânia, tinham reconhecido oficialmente a grande fome como um genocídio, sendo que Portugal consta dessa lista.

Leia Também: Ucrânia. Novos ataques em Zaporíjia provocaram cortes de eletricidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório