Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Colégio em Madrid condenado por não proteger aluno de ataques racistas

A instituição terá de pagar 10.000 euros a uma menina que sofreu assédios racistas, insultos e perseguições.

Colégio em Madrid condenado por não proteger aluno de ataques racistas
Notícias ao Minuto

23:45 - 01/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Racismo

A justiça espanhola condenou um colégio de Madrid a pagar 10 mil euros por não ter protegido uma aluna de assédios racistas, insultos e humilhações a que foi submetida durante seis anos. 

Segundo a agência EFE, o Tribunal de Madrid confirmou a sentença. A mãe da menina levou a ação contra a escola alegando que a sua filha, agora com 11 anos, sofreu bullying com componente racista desde outubro de 2012, quando tinha apenas 5 anos, até junho de 2018, quando mudou de escola. 

Segundo o Publico espanhol, a queixa dirige-se contra a escola e contra os responsáveis ​​de ensino e da Inspeção Educativa da zona, a quem exigiu não só uma indemnização financeira como também que se desculpassem pessoalmente à menor e à sua mãe por não terem cumprido as diligências, vigilância e cuidado a que estão obrigados como responsáveis ​​pelos alunos.

Os arguidos negaram que tivesse ocorrido bullying de natureza racista, tendo agido com toda a diligência, abrindo o protocolo de bullying e sem terem encontrado qualquer prova do mesmo, mas o acórdão considerou provado que, pelo menos durante os anos letivos de 2016/17 e 2017/18, existiu uma situação de bullying por parte de outros alunos, pelo que condenou o colégio por não ter provado que agiu para impedir que tal acontecesse.

A sentença relata que a partir de novembro de 2016, a mãe enviou e-mails para a escola nos quais relatava as situações que a filha lhe narrava - que no pátio lhe chamavam “negra”, “filha da p*ta” e que lhe batiam e puxavam o cabelo.

A acusação também faz referência a um episódio em que uma professora menciona que dois colegas disseram que "a pele dela é da cor da m*rda".

Também foram mencionados relatórios médicos após os factos que confirmam que a menina sofreu sintomas compatíveis com bullying como tristeza e depressão, mas também a existência de pensamentos suicidas.

O colégio recorreu argumentando que agiu de forma imediata e contínua e que utilizou todos os meios para apurar os factos alegados, prevenir e detectar situações futuras. A esse respeito, a sentença explica que o protocolo de bullying foi ativado, menciona as constantes comunicações e reuniões entre a mãe e a escola, bem como o relatório do conselheiro.

No entanto, o Tribunal indica que "as medidas adotadas não foram proporcionais às circunstâncias do caso, sendo motivadas pela classificação feita pelo colégio como um conflito entre iguais, em vez de bullying".

Leia Também: Wendel alvo de racismo na Rússia: Adeptos atiraram-lhe uma banana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório