Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

"Prontos para ser usados". França envia 14 veículos de combate à Ucrânia

De acordo com as forças armadas francesas, 14 veículos blindados de combate AMX-10RC já foram enviados e podem ser usados, "uma vez que as tropas ucranianas já receberam treino".

"Prontos para ser usados". França envia 14 veículos de combate à Ucrânia
Notícias ao Minuto

16:17 - 17/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

França já enviou 14 veículos de combate blindados AMX-10 para a Ucrânia, depois de anunciado, no mês passado por Emmanuel Macron, numa conversa com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, o compromisso do envio.

De acordo com as forças armadas francesas, citadas pelo Kyiv Post esta sexta-feira, 14 veículos blindados de combate AMX-10RC já foram enviados para a Ucrânia e "estão prontos para ser usados, uma vez que as tropas ucranianas já receberam treino".

No telefonema entre os presidentes no início do mês de janeiro, Macron tinha deixado claro que iria enviar veículos de combate blindados AMX-10.

"Esta é a primeira vez que veículos blindados de fabrico ocidental vão ser fornecidos em apoio ao exército ucraniano. Existem discussões em andamento sobre a entrega de mais viaturas", revelou, na altura, fonte do Eliseu, citada pela Reuters.

Os veículos blindados do tipo AMX-10 RC, de fabrico francês, são veículos de reconhecimento armado com alta mobilidade, com capacidade para transportar quatro pessoas. Têm como objetivo ajudar Kyiv a travar a ofensiva russa.

Segundo o Ministério das Forças Armadas francês, citado pelo jornal The Guardian, o AMX-10 de fabrico francês é um veículo de reconhecimento armado com alta mobilidade, com capacidade para transportar quatro pessoas.

Após o anúncio em janeiro, Zelesnky agradeceu o apoio que considerou "muito importante para restaurar a segurança de todos os ucranianos e a paz de todos os europeu". "Devemos pôr fim à agressão russa este ano e não adiar nenhuma das capacidades defensivas que podem acelerar a derrota do Estado terrorista", rematou.

Leia Também: Fabricante dos tanques Leopard oferece-se para aumentar produção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório