Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Quatro militares mortos em ataque atribuído ao Estado Islâmico em Bagdad

Quatro soldados morreram e outros cinco ficaram feridos num ataque no norte de Bagdade, no Iraque, atribuído ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), numa operação antijihadista para impedir ações contra peregrinos xiitas, informou hoje o governo iraquiano.

Quatro militares mortos em ataque atribuído ao Estado Islâmico em Bagdad
Notícias ao Minuto

23:20 - 16/02/23 por Lusa

Mundo Iraque

Um comandante, um tenente-coronel e dois soldados foram mortos durante "uma operação preventiva, com base na receção de informações que indicavam a intenção de vários elementos terroristas atacar peregrinos no santuário Imam Musa bin Jafar e perturbar o ambiente seguro da peregrinação", informou em comunicado o Ministério da Defesa iraquiano.

Os peregrinos caminham até o santuário e sepultura do Imam Musa, o sétimo dos doze imãs xiitas que morreram no século VIII, numa procissão esta semana ao norte de Bagdade.

O ministério informou que "todos os terroristas foram mortos", mas sem indicar quantos jihadistas foram mortos.

Até agora, nenhum grupo reivindicou o ataque.

A organização jihadista foi derrotada territorialmente em 2017, depois de ter controlado grandes partes do Iraque desde 2014, mas os seus remanescentes continuam a realizar ataques, especialmente contra as forças de segurança iraquianas e particularmente na fronteira com a Síria e no norte e centro do país.

Leia Também: Talibãs matam três jihadistas em edifício usado para planear ataques

Recomendados para si

;
Campo obrigatório