Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

EUA abatem novo objeto voador não identificado (desta vez no Lago Huron)

Em causa está um aparelho que, desta vez, sobrevoava o Lago Huron, localizado entre o estado norte-americano do Michigan e a província canadiana de Ontário.

EUA abatem novo objeto voador não identificado (desta vez no Lago Huron)
Notícias ao Minuto

21:07 - 12/02/23 por Ema Gil Pires

Mundo EUA

As forças armadas norte-americanas abateram, este domingo, um novo objeto voador não identificado (OVNI), segundo avançou o congressista norte-americano Jack Bergman na rede social Twitter. É já o quarto aparelho voador, todos identificados na América do Norte, a ter tal destino em apenas alguns dias.

Em causa está um objeto que, desta vez, sobrevoava o Lago Huron, localizado entre o estado norte-americano do Michigan e a província canadiana de Ontário.

"Tenho estado hoje em contacto com o Departamento de Defesa relativamente às operações em curso na região do Lago Huron. O exército dos Estados Unidos desativou outro 'objeto' sobre o Lago Huron", explicou a fonte aqui citada.

O congressista Jack Bergman escreveu ainda, na mesma publicação: "Agradeço a ação decisiva dos nossos pilotos. O povo americano merece muito mais respostas do que aquelas que temos de momento".

Em declarações à CNN Internacional, um segundo funcionário norte-americano disse que tal aparelho seguia "na direção do presidente Joe Biden" - sem ter dado, no entanto, mais explicações sobre a matéria.

A notícia surge depois de o espaço aéreo sobre o Lago Huron ter estado temporariamente encerrado. O mesmo aconteceu, também hoje, com o espaço aéreo sobre o Lago Michigan, também no norte dos Estados Unidos, por razões relacionadas com a "defesa nacional", de acordo com a FAA (Administração Federal de Aviação).

Recorde-se que, já no sábado, noticiou-se o aparecimento de um outro objeto voador não identificado no espaço aéreo canadiano, mais concretamente na zona de Yukon - que surgiu depois de já outros dois aparelhos terem sido, anteriormente, identificados a sobrevoar a América do Norte.

O primeiro foi depois identificado como um "balão espião" chinês, avistado na semana passada no espaço aéreo dos Estados Unidos e que foi, depois, abatido pelas forças armadas do país. Um segundo aparelho teve o mesmo destino, na sexta-feira, após ter sido identificado sobre o Alasca, território norte-americano que faz fronteira com o Canadá.

Porém, um porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos veio já, entretanto, garantir que o segundo e o terceiro objetos voadores avistados na América do Norte apresentavam algumas diferenças face ao balão de espionagem chinês que foi abatido num primeiro momento.

"Estes objetos não se assemelhavam muito e eram muito menores que o balão da República Popular da China e não os iremos caracterizar definitivamente até que possamos recuperar os destroços", explicou a fonte citada, que lembrou que os trabalhos de recuperação dos destroços estão ainda em curso.

Estas movimentações têm vindo a asseverar as tensões diplomáticas entre Estados Unidos e China - país que, este domingo, anunciou também a descoberta de um "objeto voador não identificado" perto da sua costa, estando agora a preparar-se para abatê-lo.

[Notícia atualizada às 22h49]

Leia Também: Espaço aéreo sobre o lago nos EUA fechado por razões de "defesa nacional"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório