Uma nadadora chilena deverá alcançar um recorde do Guinness ao nadar 1,55 milhas, quase 2,5 quilómetros, nas águas geladas do oceano Antártico.
"Estou tão feliz e aliviada por tudo ter corrido bem. Nadar na Antártida era um sonho que tinha há muitos anos, e parte de uma ambição que eu tinha também de nadar nos sete oceanos. Fisicamente, foi incrivelmente duro", revelou Bárbara Hernandéz em comunicado.
Na mesma nota, a atleta deixa ainda bem claro que o objetivo não era apenas bater o recorde, mas também criar alguma consciencialização para a proteção do ambiente. "Valeu a pena se passou a mensagem de que precisamos, com urgência, de proteger estas águas incríveis", explicou.
A nadadora, de 37 anos, fez o percurso em 50 minutos e 45 segundos apenas de fato de banho nas águas geladas do oceano, a 36º Fahrenheit, o equivalente a 2.2º Celsius.
A Antártida e o oceano que rodeia o continente estão sob uma gigante pressão, dada a crise climática atual, que regista o aumento das temperaturas, originando, entre outras, o fenómeno do degelo e pondo em risco a vida de várias espécies.
Leia Também: Alguém comprou a 'casa mais suja' do Reino Unido (e não foi por pouco)