Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Pássaros pressentiram o sismo na Turquia? Cientistas dizem que é possível

Um vídeo, partilhado nas redes sociais, mostra vários pássaros a voar de forma agitada momentos antes de acontecer o sismo na Turquia.

Pássaros pressentiram o sismo na Turquia? Cientistas dizem que é possível
Notícias ao Minuto

16:08 - 09/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Sismo na Turquia

Os animais são capazes de sentir sismos antes de realmente acontecerem? É uma questão que agora se impõe, depois de um vídeo, que está a circular nas redes sociais, mostrar um bando de pássaros a voar erraticamente, momentos antes do terramoto que assolou a Turquia e a Síria, ocorrido na madrugada de segunda-feira.

A ciência tem uma explicação para o 'fenómeno' e, sim, é possível que os animais consigam detetar pequenos tremores de terra, pouco antes dos grandes abalos ocorrerem.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), citado pela SIC Notícias, "poucos humanos detetam as ondas P [as ondas primárias e as primeiras a ser emitidas], que se propagam mais rápido a partir do epicentro (...), mas muitos animais, com sentidos mais apurados, são capazes de sentir as ondas P segundos antes do impacto da onda S [ondas secundárias, que já são mais fortes e podem ser destrutivas]".

Leia Também: Turquia. Jovem preso nos escombros pede que salvem o gato de estimação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório