Ucrânia: Metsola pede adesão de Kyiv à UE "o mais rápido possível"

A presidente do Parlamento Europeu defendeu esta quinta-feira que o sacrifício da Ucrânia tem de ser recompensado com um processo de adesão "o mais rápido possível" e com todo o armamento pedido pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Notícia

© Reuters

Lusa
09/02/2023 10:41 ‧ 09/02/2023 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

"Este é um momento extraordinário em circunstâncias extraordinárias", disse Roberta Metsola no arranque de uma sessão extraordinária do Parlamento Europeu, em Bruxelas, no âmbito da visita do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Zelensky foi aplaudido por todos os eurodeputados quando entrou no plenário, pelas 11:00 locais (10:00 em Lisboa).

A luta dos "heróis da Ucrânia" contra a agressão do Kremlin, comparável para Metsola "a David contra Golias", inspirou todos, considerou, acrescentando: "Estou orgulhosa por dizer que esta casa da democracia europeia está sempre consigo."

E reforçou a intenção que Zelensky quer ver concretizada: "A Ucrânia é a Europa e o vosso futuro é na União."

"O sacrifício que aguentaram", prosseguiu a presidente do Parlamento Europeu, tem de "ser honrado não só com palavras, mas com ações", por isso, Metsola exortou "o processo mais rápido possível" de adesão à União Europeia.

Em simultâneo, Metsola considerou que é necessário facultar a Kiev "os mísseis de longo alcance e os caças" que tem pedido nas últimas semanas.

Leia Também: Zelensky aplaudido de pé na chegada ao Parlamento Europeu. Eis o momento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas