Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Aluno usa ChatGPT em trabalho da faculdade e passa. Demorou 20 minutos

O estudante da Universidade de Bristol, Inglaterra, decidiu testar o software de IA para ver se era capaz de trabalhos de nível universitário.

Aluno usa ChatGPT em trabalho da faculdade e passa. Demorou 20 minutos
Notícias ao Minuto

17:21 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Inglaterra

O ChatGPT marcou uma mudança na tecnologia de Inteligência Artificial (IA) desde o seu lançamento em novembro, com inúmeros relatórios de escolas em todo o mundo de estudantes que o utilizam para fazer batota.

Um deles é Pieter Snepvangers, um aluno que usou o 'chatbot' para escrever um trabalho para a universidade... e a verdade é que passou.

O estudante da Universidade de Bristol, Inglaterra, segundo avançou o Daily Star esta quarta-feira, decidiu testar o software de IA para ver se era capaz de trabalhos de nível universitário.

O estudante instruiu o 'chatbot' a construir um ensaio de 2 mil palavras sobre política social, que redigiu em menos de 20 minutos.

Quando recebeu a nota do trabalho, Peter nem queria acreditar quando tinha conseguido 53% (em 100%).

De acordo com o professor, o ensaio era "fraquinho" mas "mais próximo do trabalho de um estudante preguiçoso do que de um chatbot de Inteligência Artificial". "Definitivamente não se pode fazer batota para ter uma boa nota, mas pode-se fazer batota para conseguir passar", acrescentou.

Em teoria, o chatbot ChatGPT permite aos utilizadores fazer qualquer pergunta possível e receber uma resposta em segundos de acordo com o estilo e sintaxe de uma resposta humana.

Certas faculdades nos Estados Unidos da América (EUA) já proibiram o software enquanto as universidades do Reino Unido estão a procurar métodos para detetar a sua utilização.

Idealizado pela start-up californiana OpenAI e disponibilizado ao público em novembro passado, o ChatGPT gere de forma automática textos ou linhas de código de computador em poucos segundos.

Leia Também: O futuro é da Inteligência Artificial? Eis as profissões mais vulneráveis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório