Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Burlaram a Amazon em 350 mil euros e vão cumprir pena de prisão

É a maior burla de sempre contra a Amazon na Europa. Três jovens espanhóis vão cumprir um ano de prisão.

Burlaram a Amazon em 350 mil euros e vão cumprir pena de prisão
Notícias ao Minuto

14:29 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Amazon

Três homens, espanhóis, de 22 anos, criaram o esquema quase 'perfeito' para burlar a Amazon. Lucraram cerca de 350 mil euros - até ao dia em que foram apanhados.

Publicavam anúncios de produtos eletrónicos a preços mais baixos do que o habitual em páginas de compra e venda entre particulares. Quando surgia um interessado, encomendavam o artigo através da Amazon para ser enviado para casa do comprador, revela o El País.

Dias depois, contactavam a empresa para informar que o produto tinha chegado com defeito ou em más condições e solicitavam a devolução, obtendo o dinheiro de volta.

Recebiam então um código para utilizar nos correios e fingiam devolver o produto, mas, na realidade, enviavam uma caixa com berlindes, canetas ou mesmo vazia.

Fizeram-no centenas de vezes até serem denunciados pela Amazon e detidos pela Polícia Nacional. Agora, os três jovens de Maiorca, em Espanha, foram condenados a 12 meses de prisão e a uma multa de 1.080 euros.

Esta terça-feira, decorreu no Tribunal Provincial de Palma o julgamento dos três jovens - que compareceram por videoconferência por residirem atualmente fora da ilha. Os três reconheceram a sua culpa e foram condenados por crime de burla qualificada com a circunstância atenuante de reparar o dano ao terem devolvido os 350 mil euros que burlaram através das devoluções de compras eletrónicas.

Parte do dinheiro devolvido à Amazon chegou por meio dos bitcoins que o tribunal de instrução apreendeu dos três jovens e que eles trocaram por euros, na presença da Polícia Nacional, antes da grande queda no mercado das criptomoedas.

Os eventos ocorreram entre 2017 e julho de 2019 e um dos jovens condenados ofereceu-se para trabalhar com a Amazon e ajudar a colmatar as falhas nos sistemas de segurança.

Leia Também: Amazon e TVI assinam acordo para regresso de 'Morangos com Açúcar'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório