Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Caçadores furtivos mataram 448 rinocerontes em 2022 na África do Sul

Um total de 448 rinocerontes foram mortos por caçadores furtivos em 2022 na África do Sul, o país com a maior população destes animais no mundo, o que representa uma ligeira queda em relação a 2021, quando foram abatidos 451, informou hoje o Ministério do Ambiente sul-africano.

Caçadores furtivos mataram 448 rinocerontes em 2022 na África do Sul
Notícias ao Minuto

15:57 - 06/02/23 por Lusa

Mundo África do Sul

O Parque Nacional Kruger (no nordeste do país), uma das maiores reservas naturais de África e habitat da maior parte da população de rinocerontes sul-africanos, tem sido historicamente palco da grande maioria das vítimas da caça desta espécie e no ano passado contabilizou 124 destes animais abatidos.

No entanto, esse número representa uma queda de 40% em relação ao número de rinocerontes mortos por causa do seu chifre em 2021.

"Infelizmente, a ameaça de caça furtiva mudou para KwaZulu-Natal (leste), que perdeu 244 rinocerontes, abatidos por caçadores furtivos no ano passado, em comparação com 102 em 2021", disse o Ministério do Ambiente em comunicado.

Em 2022, a polícia prendeu 132 pessoas pela prática de caça ilegal de rinocerontes.

"O foco recente na lavagem de dinheiro e na cooperação internacional com outras autoridades policiais resultou na prisão de 26 traficantes de chifres de rinoceronte e 13 indivíduos por lavagem de dinheiro e suborno de guardas florestais", adiantou o departamento.

A ministra do Ambiente, Barbara Creecy, realçou que o declínio da caça ilegal de rinocerontes nos parques nacionais está ligado à "guerra implacável" da África do Sul contra aquele problema e a um programa de votação abrangente.

Os caçadores furtivos de rinocerontes procuram os seus chifres, que são vendidos principalmente nos mercados asiáticos, onde dizem ter propriedades curativas e afrodisíacas.

Na África do Sul, vivem cerca de 20.000 rinocerontes, de longe a maior colónia destes animais no mundo.

Leia Também: Namíbia regista recorde de 87 rinocerontes mortos por caçadores furtivos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório