Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

China pede que não se especule após acusações de espionagem pelos EUA

A China pediu hoje que não se "especule", após o Pentágono ter revelado que um balão de ar quente de espionagem chinesa sobrevoou os Estados Unidos a grande altitude.

China pede que não se especule após acusações de espionagem pelos EUA
Notícias ao Minuto

08:48 - 03/02/23 por Lusa

Mundo China

"Até que os factos sejam esclarecidos, a especulação e a agitação não ajudam a resolver corretamente esta questão", disse a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros Mao Ning, em conferência de imprensa.

Os Estados Unidos e o Canadá detetaram um balão de vigilância a sobrevoar o espaço aéreo dos dois países, com Washington a afirmar estar muito seguro de que o aparelho é chinês.

O Pentágono decidiu não destruir o balão devido ao risco de atingir pessoas no solo, informaram as autoridades norte-americanas na quinta-feira.

O balão foi avistado no espaço aéreo norte-americano durante dois dias e a descoberta coloca uma tensão adicional nas relações EUA-China.

Um responsável da defesa disse aos jornalistas que os EUA estão "muito seguros" de que se trata de um balão chinês de alta altitude que se encontrava a sobrevoar locais sensíveis para recolher informações.

Um dos locais onde o balão foi visto foi Montana, onde se encontra um dos três campos de silos de mísseis nucleares.

Leia Também: Balão de espionagem chinês encontrado a sobrevoar território dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório