Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Balão de espionagem chinês encontrado a sobrevoar território dos EUA

Os militares norte-americanos têm seguido um suposto balão de vigilância chinês que tem sobrevoado, nos últimos dias, o norte dos EUA. Abatê-lo terá sido uma das opções sobre a mesa.

Balão de espionagem chinês encontrado a sobrevoar território dos EUA
Notícias ao Minuto

22:51 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA/China

Os Estados Unidos identificaram, na quarta-feira, um alegado balão de vigilância chinês que tem sobrevoado, desde então, o norte do território norte-americano.

“O governo dos Estados Unidos detetou e está a rastrear um balão de vigilância de alta altitude que está sobre o território continental agora”, disse o porta-voz do Pentágono, o brigadeiro general Pat Ryder, à NBC News. “Continuamos a rastreá-lo e segui-lo de perto", prosseguiu.

Ryder disse ainda que, “uma vez que o balão foi detetado, os EUA agiram imediatamente para proteger contra a recolha de informações confidenciais”.

Na quarta-feira, dia em que o balão terá sido encontrado, o secretário de Defesa Lloyd Austin convocou uma reunião de líderes militares e de Defesa, incluindo o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley, o comandante do NORTHCOM/NORAD, general Glen VanHerck, e outros comandantes combatentes.

Houve uma janela temporal, enquanto o balão sobrevoava o estado de Montana, na quarta-feira, quando as forças norte-americanas poderiam tê-lo derrubado, disseram os militares norte-americanos. F-22 Raptors da Base Aérea de Nellis e aeronaves de alerta aéreo conhecidas como AWACs terão sido enviadas para o local.

Os EUA estão confiantes de que o balão pertence à China, disse a NBC News, garantindo que os militares norte-americanos já contactaram o governo chinês “por meio de vários canais, tanto em [Washington] D.C. quanto em Pequim”, e que esta não seria a primeira vez que um destes balões é encontrado. As fontes da cadeia televisiva não avançaram, no entanto, se os chineses assumiram, ou não, a propriedade do balão.

Leia Também: Chefes da diplomacia do Japão e da China falam pela primeira vez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório