Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Indianos homenageiam Gandhi no 75.º aniversário da morte. As imagens

O presidente da Índia, Draupadi Murmu, e altos funcionários depositaram coroas de flores no memorial de Gandhi, em Nova Delhi.

Notícias ao Minuto

09:17 - 31/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Gandhi

A Índia comemorou o 75º aniversário da morte de Mahatma Gandhi, na segunda-feira, em Nova Delhi e Noakhali, que é marcado como o Dia dos Mártires.

O presidente da Índia, o líder nacionalista hindu, Draupadi Murmu, e altos funcionários, incluindo os colegas do gabinete do primeiro-ministro Narendra Modi, depositaram coroas de flores no memorial de Gandhi, em Nova Delhi.

O Alto Comissário da Índia para o Bangladesh, Pranay Verma, também visitou o Gandhi Ashram Trust em Noakhali - organização filantrópica e de desenvolvimento que trabalha desde 1946 com a filosofia Gandhiana - para prestar homenagem ao ativista social.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também prestou homenagem a Gandhi na rede social Twitter, relembrando os sacrifícios que fez pelo país.

"Curvo-me a Bapu [pai] no seu Punya Tithi [aniversário da morte] e relembro os seus pensamentos profundos", começou por escrever, numa publicação, referindo ainda que,  também presta "homenagem a todos aqueles que foram martirizados ao serviço da nação”.

Para Modi, os sacrifícios de Gandhi nunca serão esquecidos e continuarão "a fortalecer a determinação de trabalhar por uma Índia desenvolvida.”

Empregando uma política de resistência não violenta, fez campanha com sucesso pela independência do país e no processo inspirou movimentos pelos direitos civis e pela liberdade em todo o mundo. 

Gandhi, um ícone mundial de uma política de resistência não violenta e da paz, foi assassinado por Nathuram Godse e o seu grupo militante hindu, a 30 de janeiro de 1948, meses depois de a Índia ter conquistado a independência do domínio colonial britânico. Tinha 78 anos.

Veja as imagens acima.

Leia Também: AI pede a Egito e Índia que combatam repressões e discriminação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório