Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Tyre Nichols. Polícia dissolve unidade especial após morte de jovem

Cinco polícias de Memphis, nos Estados Unidos, foram acusados de homicídio em segundo grau pela morte de Tyre Nichols.

Tyre Nichols. Polícia dissolve unidade especial após morte de jovem
Notícias ao Minuto

22:35 - 28/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

O Departamento de Polícia de Memphis, no Estados Unidos, dissolveu a unidade especial Scorpion, cujos oficiais são acusados ​​de assassinar Tyre Nichols, um jovem afro-americano que morreu três dias após uma violenta operação de trânsito. 

Segundo a imprensa norte-americana, a unidade, composta por 50 pessoas, tinha como missão reduzir os níveis de criminalidade em áreas específicas. Scorpion significa 'Street Crimes Operation to Restore Peace in Our Neighborhoods', cuja tradução para português é 'Operação de Crimes de Rua para Restaurar a Paz nos Nossos Bairros'.

Em comunicado, a Polícia notou que "é do interesse de todos desativar definitivamente" a unidade.

"Embora as ações hediondas de alguns lancem uma nuvem de desonra sobre o título Scorpion, é imperativo que nós, o Departamento de Polícia de Memphis, tomemos medidas proativas no processo de cura de todos os afetados", lê-se.

A Scorpion havia sido lançada em outubro de 2021 e atuava perante roubos de carros e crimes relacionados com gangues.

Sublinhe-se que cinco polícias desta unidade foram considerados "diretamente responsáveis pelo abuso físico de Tyre Nichols", de 29 anos, e foram demitidos do cargo na semana passada.

A morte de Tyre Nichols ocorreu em 10 de janeiro, após ser severamente espancado na sequência de uma operação de trânsito por condução imprudente a 7 de janeiro, quando regressava a casa após ter estado num parque. No entanto, esta acusação não ficou provada.

Um advogado da família disse que um vídeo mostra o jovem a ser espancado pelos polícias como uma "pinhata humana". Nichols foi hospitalizado em estado crítico, mas não resistiu à brutalidade dos agentes, segundo as informações conhecidas na última semana.

Os polícias responsáveis foram identificados como Tadarrius Bean, Demetrius Haley, Emmitt Martin III, Desmond Mills Jr. e Justin Smith, também eles afro-americanos.

Todos os cinco são acusados de homicídio em segundo grau, agressão agravada, sequestro agravado, má conduta oficial e opressão oficial.

Homicídio em segundo grau é um crime punível com pena de prisão que pode variar entre 15 a 60 anos de acordo com a lei do Tennessee, estado onde ocorreu o crime.

[Notícia atualizada às 22h54]

Leia Também: "Pinhata humana". Agentes acusados da morte de homem após a sua detenção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório