Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

O relato de uma criança de Mariupol: "Todos os meus amigos morreram"

Uma menina que vivia na cidade portuária de Mariupol, que esteve durante meses cercada pelas tropas russas, contou sobre como foi viver no local e ver todos os seus amigos morrer.

O relato de uma criança de Mariupol: "Todos os meus amigos morreram"
Notícias ao Minuto

17:28 - 28/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Uma criança relatou como foi perder todos os amigos em Mariupol, na Ucrânia, devido à guerra, e o relato foi registado e partilhado, este sábado, nas redes sociais.

"Todos os meus amigos morreram", explica a jovem rapariga, contando que um dos seus colegas estava num jardim quando viu algo a brilhar e pegou no objeto, sem saber que era uma mina. "Pegou-lhe, explodiu-lhe nas mãos", refere.

Ainda quanto ao barulho das explosões, a rapariga conta que houve vezes em que pensou que seria uma espécie de explosão, mas que não associou a uma bomba. "Eu disse: 'Avô, olha explosivos'. Ele olhou e havia uma casa já a arder", recordou, explicando que isto aconteceu a alguma distância. Quando o familiar viu o que se passava, assim como algumas coisas no céu, pediu a todos: "'Vão depressa para debaixo da mesa no corredor'".

A criança diz que "passaram toda noite" nesse abrigo improvisado com cobertores e almofadas e que esteve sempre muito frio. "Ele era como um pai para mim", referiu, não especificando se o avô ainda está vivo ou não.

Voltando aos amigos, a criança conta que tinha uma chamada Polina. "Ela tinha um irmão mais velho e outro mais novo, e uma irmã mais velha. Pai e mãe. Alguma coisa voou até à casa deles. Morreram todos", apontou.

Também o prédio de uma amiga, Anya, foi atingido. O edifício de nove andares foi atingido por uma bomba e caiu, tendo todos sido afetados explosão e atingidos pelos detritos.

"A guerra mudou bastante. Estou muito cansada. Sorrio muito menos. Se alguém me tenta fazer rir, normalmente, não resulta", rematou.

Leia Também: Rússia acusa exército ucraniano de atingir hospital na região de Lugansk

Recomendados para si

;
Campo obrigatório