Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AI pede a Egito e Índia que combatam repressões e discriminação

A Amnistia Internacional (AI) pediu hoje ao Egito e à Índia para combaterem as violações de liberdades e a "impunidade enraizada", denunciando "severas repressões" à liberdade de expressão e associação e discriminações contra minorias religiosas.

AI pede a Egito e Índia que combatam repressões e discriminação
Notícias ao Minuto

11:45 - 26/01/23 por Lusa

Mundo Amnistia Internacional

O apelo foi feito pela organização internacional de defesa dos direitos humanos em comunicado divulgado a propósito da visita do Presidente egípcio, Abdelfatah al-Sissi, à Índia, na qual os dois países concordaram em elevar as suas relações bilaterais à categoria de aliança estratégica e sublinharam a necessidade de combater o terrorismo.

"As atuais crises de direitos humanos na Índia e no Egito são caracterizadas por impunidade enraizada e pelo uso indevido das leis antiterrorismo para sufocar o espaço cívico e a dissidência pacífica", apontou o diretor de Investigação e Defesa para o Médio Oriente e norte de África da Amnistia Internacional (AI), Philip Luther.

O responsável da organização alertou também que "os países mostram semelhanças surpreendentes nas suas tentativas de assediar e intimidar para silenciar todos os críticos e opositores do governo" e defendeu que "estes ataques implacáveis aos direitos humanos têm de acabar".

Segundo a AI, tanto no Egito como na Índia, os defensores de direitos humanos, advogados, opositores políticos, manifestantes pacíficos, académicos e estudantes "enfrentam prisões e detenções arbitrárias, julgamentos injustos e outras hostilidades e formas de intimidação aplicadas apenas por exercerem pacificamente os seus direitos".

Entre os "milhares de pessoas que são presas injustamente" contam-se o ativista egípcio-britânico pró-democracia Alaa Abdelfatah, "que passou a maior parte da última década atrás das grades", e 16 ativistas indianos da cidade ocidental de Bhima Koregaon, "presos desde 2018 com acusações falsas" no âmbito de "uma lei antiterrorista draconiana", afirmou Philip Luther.

No comunicado, a organização condena ainda os crescentes ataques à liberdade de imprensa no Egito e na Índia e os julgamentos contra jornalistas e ativistas nas redes sociais que criticam os governos dos dois países, referindo terem sido feitas "falsas acusações de terrorismo" e "buscas e apreensões" a meios de comunicação.

A AI acusa também o Cairo e Nova Deli de não protegerem as minorias, cristãos coptas no caso do Egito e cristãos e muçulmanos na Índia, contra a violência religiosa que afeta as duas comunidades.

"A Índia e o Egito parecem ter elevado a sua cooperação bilateral de longa data a um nível diferente, onde partilham táticas para suprimir cada vez mais direitos e liberdades", disse o presidente do conselho da AI na Índia, Aakar Patel.

Os dois países "devem inverter o rumo, a começar pela libertação imediata e incondicional de todos as pessoas que foram detidos arbitrariamente (...), por garantir um ambiente seguro para as minorias religiosas e permitir um ambiente livre de represálias aos meios de comunicação e à sociedade civil", concluiu.

Leia Também: Venezuela. Amnistia diz que fiscalização das ONG ditará medidas abusivas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório