Um homem arrancou cinco dentes num ato de desespero depois de se ter apercebido que não havia nenhum médico dentista do Serviço Nacional de Saúde disponível na zona para o atender. O caso aconteceu durante a pandemia de Covid-19, em Wakefield, Inglaterra.
Em declarações ao Mirror, esta segunda-feira, Ferdi, de 51 anos, falou da dor "horrível" que sentia e, incapaz de a suportar, teve de agir por conta própria.
A primeira aventura na medicina dentária aconteceu logo no início da pandemia, quando descobriu que não podia sequer consultar um dentista de urgência.
Sentindo-se como se estivesse "à porta da insanidade devido à privação do sono", Ferdi tomou a dolorosa decisão de extrair o próprio o dente, usando um alicate doméstico.
"Agarrei-me a ele e comecei a puxá-lo. Oh meu Deus, a dor. A dor era horrível e foi uma agonia", contou ao jornal, acrescentando que até conseguiu ouvir os ossos a rachar, e depois simplesmente saiu".
No entanto, de acordo com Ferdi, "o alívio que veio depois de já não ter o dente foi fenomenal". "Havia sangue por todo o lado, era uma confusão e eu só esperava nunca mais ter de fazer isso'", lembrou.
Infelizmente, Ferdi acabou por realizar mais quatro extrações de dentes sozinho. Incapaz de pagar o tratamento da prótese dentária, Ferdi, que está atualmente a receber benefícios, tem agora de viver com grandes mazelas na gengiva devido aos processos que realizou em ato de desespero.
De acordo com Ferdi, já não sente dor, mas a perda tornou as atividades diárias, como comer, muito difíceis.
"Tenho de mastigar a minha comida usando os meus poucos dentes, o que obviamente não é uma boa ideia. Os dois dentes da frente não são feitos para mastigar, mas é isso que estou a fazer, e é apenas um pesadelo", referiu.
O homem ainda procura um dentista para o ajudar, mas não consegue encontrar um num raio de 30 milhas (mais de 48 quilómetros). Ferdi tentou já contactar um dentista privado, mas percebeu que não seria exequível após ter-lhe sido feito um orçamento.
Leia Também: Adeptos do Arsenal detidos no Uganda por festejarem vitória sobre United