Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

"Não há o que temer". As imagens das buscas a casa de Ibaneis Rocha

"Estou afastado do Distrito Federal exatamente para que o trabalho dos polícias e da Justiça transcorra sem qualquer obstáculo", afirmou o governador, que está sob investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR) brasileira.

Notícias ao Minuto

23:36 - 20/01/23 por Daniela Carrilho com Lusa

Mundo Brasil

O governador Ibaneis Rocha, afastado do cargo, foi alvo de buscas pela Polícia Federal, na tarde desta sexta-feira, na sequência da invasão das sedes dos três poderes do país - Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal -, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Ibaneis Rocha reagiu, confirmando a realização das buscas na sua casa, no seu gabinete e no seu escritório de advocacia.

"A operação realizada em minha casa, no meu gabinete e até no escritório do qual estou licenciado há mais de 4 anos vai mostrar minha completa inocência em relação aos lamentáveis factos do último dia 8 de janeiro. Não há nada que me possa ligar aos golpistas que atacaram os três Poderes. Eu colaborei sempre com as investigações e mantenho a mesma postura. Cheguei a fazer um depoimento espontâneo à Polícia Federal, mostrando que não há o que temer", refere Ibaneis Rocha, numa publicação na rede social Twitter.

O ex-governador ressalva que mantém a "fé no sistema judiciário" e tem a "certeza de  que tudo ficará esclarecido".

"Estou afastado do Distrito Federal exatamente para que o trabalho dos polícias e da Justiça transcorra sem qualquer obstáculo, sempre à disposição para novos esclarecimentos", termina o seu comunicado.

O governador Ibaneis Rocha, afastado do cargo, e o ex-secretário executivo da Segurança Pública, Fernando de Souza Oliveira, foram alvo de buscas pela Polícia Federal, na tarde desta sexta-feira, na sequência da invasão das sedes dos três poderes do país - Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal -, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

De acordo com o G1, a ação ocorreu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) brasileira. Os dois estão a ser investigados na sequência do inquérito do Ministério Público Federal, que tenta apurar a conduta das autoridades durante a invasão.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado do cargo por 90 dias pelo juiz Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), horas após os ataques.

A decisão de Moraes surgiu em resposta a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), órgão público que representa o Governo Federal brasileiro em tribunais, e do senador e líder do Governo brasileiro no Congresso, Randolfe Rodrigues. 

Na decisão, Moraes avaliou que Ibaneis Rocha e Anderson Torres, ex-secretário de Segurança do Distrito Federal que foi ministro da Justiça até quase ao fim do Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, terão atuado com negligência e omissão.

Leia Também: Invasão em Brasília. Ibaneis Rocha alvo de buscas pela Polícia Federal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório