Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Invasão em Brasília. Ibaneis Rocha alvo de buscas pela Polícia Federal

O ex-governador do Distrito Federal e o também ex-secretário executivo da Segurança Pública, Fernando de Souza Oliveira, estão a ser investigados a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) brasileira.

Invasão em Brasília. Ibaneis Rocha alvo de buscas pela Polícia Federal
Notícias ao Minuto

19:55 - 20/01/23 por Daniela Carrilho com Lusa

Mundo Brasil

O governador Ibaneis Rocha, afastado do cargo, e o ex-secretário executivo da Segurança Pública, Fernando de Souza Oliveira, estão a ser alvo de buscas pela Polícia Federal, na tarde desta sexta-feira, na sequência da invasão das sedes dos três poderes do país - Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal -, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

De acordo com o G1, a ação ocorre a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) brasileira.

Os dois estão a ser investigados na sequência do inquérito do Ministério Público Federal, que tenta apurar a conduta das autoridades durante a invasão.

A defesa de Ibaneis Rocha informou, avança o G1, que as buscas ocorreram de forma "inesperada", mas serão "a prova definitiva da inocência" do ex-governador, que sempre colaborou com a investigação.
   
Os agentes da Polícia Federal estão a cumprir cinco mandados de busca na casa de Ibaneis Rocha e de Fernando Oliveira, no Palácio do Buriti (sede do governo em Brasília), no escritório de advocacia e na Secretaria de Segurança Pública.

Recorde-se que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado do cargo por 90 dias pelo juiz Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), horas após os ataques.

A decisão de Moraes surgiu em resposta a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), órgão público que representa o Governo Federal brasileiro em tribunais, e do senador e líder do Governo brasileiro no Congresso, Randolfe Rodrigues. 

Na decisão, Moraes avaliou que Ibaneis Rocha e Anderson Torres, ex-secretário de Segurança do Distrito Federal que foi ministro da Justiça até quase ao fim do Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, terão atuado com negligência e omissão.

O que aconteceu?

Apoiantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram, no passado dia 8, as sedes dos três poderes do país em Brasília, obrigando a uma intervenção federal para repor a ordem e suscitando a condenação da comunidade internacional.

A Polícia Militar conseguiu, depois, recuperar o controlo da sede do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e do Palácio do Planalto, assim como desocupar totalmente a praça dos Três Poderes, na capital brasileira, numa operação que resultou também em centenas de detenções.

A invasão começou após militantes da extrema-direita brasileira apoiantes de Bolsonaro, derrotado por Lula da Silva nas eleições de outubro passado, terem convocado um protesto para a esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Os manifestantes avançaram e furaram as barreiras montadas pela polícia, com imagens dos invasores dentro do salão verde do Congresso, dentro e fora do Palácio do Planalto e do STF, a serem divulgadas nas redes sociais.

Leia Também: Segurança negociou com bolsonaristas que vandalizaram instituições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório