Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

França "preocupada" com saúde de franco-irlandês detido no Irão

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de França está "extremamente preocupado" com o estado de saúde de Bernard Phelan, um cidadão franco-irlandês que está detido desde outubro no Irão, declarou a porta-voz da diplomacia francesa, Anne-Claire Legendre.

França "preocupada" com saúde de franco-irlandês detido no Irão
Notícias ao Minuto

15:34 - 17/01/23 por Lusa

Mundo Irão

"Confirmamos que Bernard Phelan, um cidadão franco-irlandês, é um dos nossos sete compatriotas detidos arbitrariamente pelas autoridades iranianas", afirmou a porta-voz.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a "multiplicar, em conjunto com o Governo irlandês, as diligências junto do Irão" para que Bernard Phelan seja libertado "sem demora", garantiu Anne-Claire Legendre.

O estado de saúde de Bernard Phelan é "frágil e requer acompanhamento médico adequado que não está a ser prestado no seu local de detenção", referiu a porta-voz.

Em declarações à agência francesa AFP, a irmã de Bernard Phelan, Caroline, disse que o irmão iniciou uma greve de sede na segunda-feira, admitindo que o seu estado de saúde pode vir a agravar-se uma vez que tinha começado uma greve de fome no início do ano.

"Ele já não está bem, perdeu peso", disse a irmã do franco-irlandês, observando que ela e o seu pai, de 97 anos, estão "extremamente preocupados".

Para Caroline, a atual situação é ainda mais incompreensível porque o seu irmão, de 64 anos, "adorava o Irão".

"Trabalhava para operadoras de turismo, levava turistas para o Irão", sublinhou a irmã do detido.

Bernard Phelan foi detido durante uma "viagem de estudos", explicou a irmã.

"Não foi julgado", mas foi detido sob o pretexto de estar a fazer propaganda anti-iraniana, afirmou ainda Caroline.

Na semana passada, o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês recusou-se a comentar o caso, mas o ministério homólogo da Irlanda confirmou que Bernard Phelan estava detido no Irão desde outubro.

Leia Também: Vídeo. Torre Eiffel ilumina-se em apoio aos manifestantes do Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório