Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Senado divulga novas imagens da invasão às sedes dos poderes brasileiros

Vídeos captados pelas câmaras corporais dos polícias mostram a violência dos invasores e as autoridades a responder com gás lacrimogéneo.

Senado divulga novas imagens da invasão às sedes dos poderes brasileiros
Notícias ao Minuto

09:59 - 17/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

A Câmara dos Deputados do Brasil divulgou, na segunda-feira, novas imagens da invasão às sedes dos poderes brasileiros, captada pela câmara corporal (bodycam) de um dos agentes presentes no Senado.

As imagens, divulgadas com o intuito de ajudar a identificar os manifestantes, mostram como estes atiraram objetos para quebrar a barreira policial e os agentes responderam com gás lacrimogéneo.

Estavam no local cerca de 60 agentes da Polícia do Senado.

Imagens exclusivas das câmaras de segurança no dia dos ataques em Brasília, divulgadas pela TV Globo, parecem também corroborar as suspeitas de que os invasores tinham conhecimento da planta do Palácio do Planalto e do Congresso.

Os vídeos mostram como o grupo rompe com facilidade a barreira policial num dos acessos à Esplanada dos Ministérios. Depois, centenas de apoiantes do ex-presidente brasileiro correm em direção ao edifício da sede do poder legislativo.

As novas imagens surgem no mesmo dia em que o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Arthur Lira, garantiu que todos aqueles que tiveram responsabilidade nos atos de vandalismo no dia 8 de janeiro serão responsabilizados, mesmo que sejam deputados.

A 8 de janeiro, apoiantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram as sedes do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e do Palácio do Planalto, em Brasília, obrigando à intervenção policial para repor a ordem e suscitando a condenação da comunidade internacional.

A Polícia Militar conseguiu recuperar o controlo das sedes dos três poderes, numa operação de que resultaram cerca de 1.500 detidos.

A invasão começou depois de militantes da extrema-direita brasileira apoiantes do anterior presidente, derrotado por Lula da Silva nas eleições de outubro passado, terem convocado um protesto para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O juiz do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes afastou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias, considerando que tanto o governador como o ex-secretário de Segurança e antigo ministro da Justiça de Bolsonaro Anderson Torres terão atuado com negligência e omissão.

Leia Também: Tribunal dá três dias para Bolsonaro explicar decreto de golpe de Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório